Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

Homenagens

Sentimentos...

           Encontrei o texto abaixo, hoje 25 de Novembro, dentro de um dos meus diários de classe. Não estava assinado quem o escreveu, apenas identificado 8ª série, então publiquei-o como havia sido pedido.
          Muito obrigada às pessoas que o escreveu, acho que foram várias, pois os termos/palavras estão sempre no plural...



Homenagem à professora Célia...


Pensamos que esta é a oportunidade ideal para lhe agradecermos por tudo aquilo que a senhora fez e está fazendo por nós, por tudo que nos ensina dentro e fora da sala de aula e, também, por tudo de bom que a sua postura séria, honesta e ética sugere a nós e a todos os nossos colegas de classe. Acredito que a sua vida seja bastante complicada, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados... cremos que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como a sua, pois a sua tarefa não termina quando o sinal toca indicando que é o fim de mais uma aula, e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?
Sabemos que às vezes não sabemos reconhecer o seu esforço e a sua dedicação e, assim, pedimos mil desculpas em nosso nome e em nome de nossos colegas também. Não é por mal, acredite!
Como estamos chegando ao final do ano, achamos que esta é uma boa oportunidade para que todos nós façamos uma promessa de nos comportarmos melhor durante as aulas, sermos mais atentos, para retribuirmos à sua dedicação com a nossa dedicação.
A gente ouve dizer que a vida do professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, poucos respeitam e pouco dinheiro... No entanto, queremos que esta cartinha toque o seu coração e a sua mente como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança oculta de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras, da sua dedicação extrema, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho. Nós já estamos fazendo isso, acredite!

Não esqueça de publicar no seu blog, sem tirar nada, beijos te amamos...

8ª série






Homenagem aos professores...

Para homenagear os educadores da Escola Martinho Motta da Silveira, pelo dia do professor (15 de Outubro), a direção da escola, juntamente com sua equipe técnica, organizou um jantar, na quinta-feira (27 de Outubro) na escola para todos os professores e demais funcionários. Dentre as atividades da noite, foi ministrada uma palestra sobre este dia e sua importância pela coordenadora pedagógica Maria Jandaira.
O diretor, Raimundo da Paz, deu boas vindas a todos os presentes dizendo: - “Vocês são muito importantes para todos nós e hoje estamos aqui para confraternizar e comemorar. Sempre digo que vocês não estão na sala de aula só passando conteúdo, mas estão construindo os futuros cidadãos e lapidando nossas crianças, e isso é o diferencial da profissão de vocês. Parabéns a todos”.
Alguns alunos, do Mais Educação, fizeram uma homenagem aos presentes, através da dança e do teatro.
Após as apresentações e homenagens todos jantaram e participaram do sorteio de alguns prêmios e entrega de lembrancinhas.

Algumas imagens do evento...

Mural de entrada


Ana Rosa, Vera Garcia & Ivonete



Anderson, Angela & Andrew (Sentido horário)




Lenimar & Wilma




Maria Jandaira & Ana Carla





Célia Sousa & Maria Jandaira





Antonio Joseph, Maciel, Andrew, Raimundo & Fernando (Sentido horário)





Ivonete & Célia Sousa





Wilma & Maria




Critiane & Raimundo da Paz




Rose Cléa & Raimundo da Paz




Arlene & Raimundo da Paz




Vera Garcia & Raimundo da Paz




Marcel & Raimundo da Paz




José & Ana Carla




Raimundo da Paz & Fernando




Gildete Holanda & Gilvana Holanda




Raimundo da Paz & Antonia Vieira
Alô, Professor!!!
  
Nosso dia foi implantado através de um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que tratava da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores, etc..
A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas das noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc.) para a economia doméstica.
Somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração dedicada ao Professor. Esta comemoração foi feita por quatro professores que tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa, em uma pequena escola em São Paulo.



O professor na atualidade...

O nosso papel de professor hoje tem sido blindado de inúmeras análises, em função das constantes transformações que a nossa sociedade vive e, consequentemente, os indivíduos que dela fazem parte. O grande avanço tecnológico, o processo acirrado de globalização caminha para uma prática social complexa que nos desafia a refletirmos sobre que tipo de homem/alunos estamos formando. Ao escolhermos, ou sermos escolhidos, para a profissão professor passamos a enfrentar uma situação real, a qual nem sempre compreendemos de forma mais profunda. Por isso, devemos buscar uma visão menos ingênua sobre o nosso papel de educadores.



Ao Professor

Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
O verdadeiro mestre, sente-se feliz
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante,
Espero que você seja sempre assim.
                                                       (autor desconhecido)





Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida
Hoje, 12 de Outubro, além de ser comemorado o dia das crianças, também, comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso querido Brasil.
Diz a história que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.
À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Negra, diferentemente de todas as imagens aqui existentes naquele período ainda de colonização, provocou uma imediata identificação com o povo, já mestiço desde então.
A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem de Nossa Senhora. O projeto grandioso teve início em 1955, com a nave norte. Construído em forma de cruz, possui capacidade para abrigar 45.000 pessoas e uma infra-estrutura especial para o atendimento de romeiros que procuram o lugar durante todo o ano para prestar culto à Padroeira. No dia 04 de julho de 1980, o papa João Paulo II, em missa celebrada no Santuário, consagrou a Basílica, que recebeu o título de Basílica Menor.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida
                                             


Oração a Nossa Senhora Aparecida
Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente!
Tende compaixão do vosso povo!
Socorrei os pobres!
Consolai os aflitos!
Iluminai os que não têm fé!
Convertei os pecadores!
Curai os nossos enfermos!
Protegei as criancinhas!
Lembrai-vos dos nossos parentes e benfeitores!
Guiai a mocidade!
Guardai nossas famílias!
Visitais os encarcerados!
Norteai os navegantes!
Ajudai os operários!
Orientai o nosso Clero!
Assisti os nossos bispos!
Conservai o Santo Padre!
Defendei a Santa Igreja!
Esclarecei o nosso Governo!
Ouvi os que estão presentes!
Não vos esqueçais dos ausentes!
Paz ao nosso povo!
Tranquilidade para a nossa terra!
Prosperidade para o Brasil!
Salvação a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil tudo espera de vós!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama!
Salve, Rainha!
Amem!

O dia das crianças...

Ele foi criado, no Brasil, na década de 20 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Porém, só no ano de 1960, é que este dia passou a ser festejado e comemorado por “todos”, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela se uniu com a Empresa de Cosmético Johnson & Johnson para fazerem uma promoção conjunta para as crianças, com o objetivo de aumentarem suas vendas, foi a partir daí que começou a se comemorar o dia das crianças no dia 12 de Outubro.
            A estratégia deu certo. Desde então, o dia das crianças é comemorado com muitos presentes.
É nesses momentos que muitos adultos assim como eu sentem saudades de voltar a ser criança, afinal como era bom aquele tempo, as preocupações eram mínimas, era dormir, brincar, ir para a escola e fazer as tarefas, e é claro esperar o Natal chegar, a Páscoa e o dia das Crianças para ganhar alguns “brinquedinhos”.
E, infelizmente o tempo passa e não podemos voltar ao passado e brincar de corrida de saco, dança das cadeiras, queimada, bate rebate, amarelinha, entre outras brincadeiras daquele tempo, mas felizmente nos restam as lembranças. Lembranças de uma infância feliz e cheia de alegrias.


POEMA

Meus brinquedos

De repente
Ao lembrar dos brinquedos queridos
Que ficaram esquecidos
Dentro do armário
Me bate uma saudade
Me bate uma vontade
De voltar no tempo
De voltar ao passado
Mas nada acontece
Nada parece acontecer
E eu choro
Choro como o bebê que fui
E a criança que quero voltar a ser
Não quero crescer!
                                (Clarice Pacheco)

 

 

 

 

Círio - Belém

 

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

 

 

Séculos de uma história de amor e devoção à Maria

 

 

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Pará começou em 1700, quando o caboclo Plácido encontrou uma imagem da Virgem no igarapé Murutucu, hoje é a Travessa 14 de março, em Belém.

Plácido levou a imagem para casa, mas, misteriosamente, ela retornou ao local onde foi encontrada. O fato se repetiu várias vezes, então, ele decidiu construir uma pequena capela no lugar do achado, aonde milhares de viajantes e romeiros vinham em busca de graças e milagres da santa.

Além da imagem de Nossa Senhora, outro símbolo marcante no festejo é a corda que puxa a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no cortejo de domingo.

O Círio começou na sexta-feira (7 de Outubro) e vai até hoje, domingo (9 de Outubro), quando é realizada a procissão que leva a imagem da Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré. A procissão deve atrair entre dois e três milhões de pessoas às ruas de Belém, tornando o Círio a manifestação religiosa brasileira que reúne mais fiéis em um único dia.

 

 

Imagens

 

 


Imagem de Nossa Senhora de Nazaré



Berlinda


Corda

 

 

 

Hino de Nossa Senhora de Nazaré

 

Vós sois o lírio mimoso
do mais suave perfume,
que ao lado do Santo Esposo
a castidade resume.
Ó Virgem Mãe amorosa,
fonte de amor e de fé
dai-nos a benção bondosa, [Refrão]
Senhora de Nazaré [Bis]

De vossos olhos o pranto
é como gota de orvalho
Que dá beleza e encanto
à flor pendente do galho

Se em vossos lábios divinos,
um doce riso desponta,
nos esplendores dos hinos
nossa alma ao céu remonta

Vós sois a flor da inocência,
que nossa vida embalsama,
com suavíssima essência
que sobre nós se derrama

Quando na vida sofremos
a mais atroz amargura,
de vossas mãos recebemos
a confortável doçura.

Vos sois a flor da aurora
de divinais esplendores
que a luz da fé avigora
nas almas dos pecadores.

Quando em suspiros e ais
sentimos a vida morta
nessas angústias finais
o vosso amor nos conforta

Sede bendita, senhora,
farol da eterna bonança
nos altos céus, onde mora
a luz da nossa esperança

E lá da celeste altura,
no vosso trono de luz,
dai-nos a paz e ventura
do nosso amado Jesus.

(Euclides Farias)

Passeio inesperado...

A turma da 8ª série B da Escola Martinho Motta da Silveira, realizou, nesta quinta-feira, dia 22 de Setembro, um passeio pelos principais pontos turístico de Marabá, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
O tempo durante a “Turner” não foi suficiente para que os alunos conhecessem todos os pontos turísticos, mas foi suficiente para tirar algumas fotos e contemplar a beleza de muitas obras de artes vista na Fundação Casa da Cultura, na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo e na Galeria Vitória Barros. Os alunos nesse ínterim, ainda, tiveram a oportunidade de conhecer e conversar um pouco com o artista plástico Renan... Este fez uma excelente explanação sobre sua exposição “Danos que o cerol causa às pessoas”.
Por fim, visitamos a Câmara Municipal de Marabá que estava em sessão.
Flash do passeio...

  • Fundação Casa da Cultura




  • Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo







  • Galeria de Artes Vitória Barros














Conheça um pouco sobre nossa cidade...

           A denominação Marabá tem origem indígena e significa filho do prisioneiro ou estrangeiro, ou ainda o filho da índia com o branco.
           Criado em 27 de fevereiro de 1913 por reivindicação da comunidade marabaense, o município só foi “instalado” formalmente em 05 de abril do mesmo ano, data que passou a ser comemorada como seu aniversário e só recebeu o título de cidade em 27 de outubro de 1923, através da lei 2207.
           Marabá, recanto de belezas naturais, é terra de sol forte, cultura rica e povo hospitaleiro. Margeada por dois grandes rios, Itacaiúnas e Tocantins, traz um ar de cidade interiorana, mas, oferece grandes possibilidades a quem reside e para visitantes.





17 de Setembro: Dia da Compreensão Mundial


Precisamos urgentemente desarmar nossas mãos, nossas mentes e nossos corações e seguir o exemplo de Jesus o maior pacificador de todos os tempos:
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade...” (Efésios 2: 14 - 16)





DIA DO FREVO


           Hoje, 14 de Setembro, é o dia do Frevo. Originário de Pernambuco é uma das maiores manifestações culturais do Estado. Sua denominação faz referência à “fervura”, efervescência, agitação, confusão, rebuliço.
           De origem urbana, surgiu nas ruas de Recife nos fins do século XIX e começo do século XX. O frevo nasceu das marchas, maxixes e dobrados, as bandas militares do século passado teriam dado sua contribuição na formação do frevo, bem como as quadrilhas de origem européia. Deduz-se que a música apoiou-se desde o início nas fanfarras constituídas por instrumentos de metal, pela velha tradição do povo pernambucano.

Dia do veterinário: 09 de Setembro

Parabéns a todos os veterinários que, realmente, amam os animais e zelam por eles. Obrigada, de coração, a todos vocês que cuidam e dão um lar a esses animais.


POEMA
(Sandra Mamede)
Profissionais dedicados
Dos animais muito amigos
Conhecem a sua realidade
E também quando estão
em perigo
Não
tem gato ou papagaio
Periquito ou cachorro
Todos são seus pacientes
E tratados como gente
Como amor e afeição
Carinho e muita atenção.

Cuidando dos nossos "bichinhos”
Eles também cuidam de nós
Pois quando os vemos sadios
Ficamos felizes também

É uma profissão linda
E também abençoada
E a sua clientela
É um pouco complicada
Pois não sabem falar
Muito menos escrever
Mas nem por isso eles deixam
De se fazer compreender.

Parabéns veterinários
Pela sua profissão
Pelo o seu dom divino
E a sua dedicação.









Parabéns, administradores!



Olá pessoal, hoje é dia 09 de Setembro de 2011, dia em que comemoramos 46 anos de regulamentação da profissão de Administrador no Brasil. Isso mesmo, mais de quatro décadas de trabalho sério e comprometido dos Administradores brasileiros, que todos os dias enfrentam os desafios de gerir pequenas, médias e grandes empresas país a fora.
Seria “chover no molhado” falar, aqui, da importância de um administrador para as organizações nos dias hoje. Ele é a alma da gestão de uma empresa, lidando com números, projetos, pessoas e planilhas todos os dias, tomando decisões críticas e decidindo os melhores rumos que a empresa deve seguir. Driblando dificuldades e imprevistos para que nada saia do escopo planejado.
Por isso, quero registrar mais uma vez esta data tão especial para todos os administradores parabenizando-os por seu dia...

 




ADEUS à professora CRISTINA...



Nossos pais descobrem que um ser está para nascer e trazer as suas vidas um brilho de luz.
A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.
Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distância de quem sempre nos amará, esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.
Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos.
Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parecem pesar.
Nossos pensamentos divulgam para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca ter dito: "te amo"; "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo", e como se não bastasse vem à frase mais forte "a culpa foi minha".
Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância.
E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza:
Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais; quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido; quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós. E a culpa?
A culpa é da vida que tem início, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém.
Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.
Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza:
Não importa onde esteja, estarás sempre conosco.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá....
João 11: 25-26



Parabéns Brasil por sua "Independência"




POEMA

Sonhos de glória

Quando eu crescer...
Hei de ser muito valente.
Das tropas irei à frente,
Com passo nobre e viril!
Diante do mundo inteiro,
Hei de ser um brasileiro
Capaz de honrar o Brasil!

Quando eu crescer...
Hei de ser, com orgulho e fé,
Talvez um Tamandaré,
Deodoro ou um Caxias!
Hei de defender, com a vida,
Minha bandeira querida,
Como fez Marcílio Dias!

Quando eu crescer...
Quero ser nobre e leal,
Morrer por um ideal
Como morreu Tiradentes!
Quero ser um bravo e um forte,
Nunca temer, mesmo a morte,
Como esses homens valentes!

(Magdalena Léa)



A Independência e Nós...

 

Desfile: Fotos



  • Porta-Bandeiras


  • Uniformizados


  • Eja






  • Inclusão


  • Mais Educação





  • Esporte



  • Meio Ambiente

 






DIA DO CABELEIREIRO: 06 de Setembro





Na Pré-História, o troglodita já se esforçava para tratar e arrumar os cabelos, fato comprovado nos achados arqueológicos, como pentes e navalhas de pedra. Contudo, foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que gozavam de grande prestígio na corte dos faraós.
Na Grécia antiga, no século II a.C., os penteados eram bem elaborados; os cabelos eram frisados, encaracolados delicadamente, com franjas em espiral; os cabelos das mulheres eram enfeitados com tiaras e fitas, pentes de bronze ou de marfim.
Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro, em Atenas, construídos em praça pública. Os "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados. Os escravos cuidavam dos homens e as escravas, das mulheres.
Os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos, tingidos ou descoloridos, uma vez que a cor mais em voga era a loura.
Ainda na Grécia antiga, a moda dos cabelos se mantinha por dois a três séculos. A mudança era mais rápida na Roma antiga, onde as esposas dos soberanos eram imitadas pelas outras mulheres. No Império Greco-Romano, gregos e gregas faziam os penteados dos romanos e das romanas. Nesses salões, discutiam-se novidades e propagavam-se os mexericos.
No século XVII, a partir de Luís XIV, a moda francesa dominou todas as civilizações. No começo do século XVIII, as mulheres casadas usavam uma touca para esconder os cabelos, pois somente seu marido poderia vê-los solto.
Os jornais de moda, nos séculos XVIII e XIX, divulgavam os estilos das casas reinantes de Paris e Viena, como também de todas as elites, por toda a Europa. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os parisienses Leonard Autier e Legros Rumigny, que prestavam serviços à Rainha Maria Antonieta e recebiam altos salários.
Na década de 1920, era moda as mulheres usarem cabelos curtíssimos, a “la garçonne”. Naquela época, as mulheres mais independentes e ativas, com intensa vida social e engajadas no trabalho, rejeitavam as tradições que as obrigavam a usar cabelos compridos, as quais remontavam à Idade Média.
Hoje, há grande variedade de penteados. Os cabelos são tingidos nas mais variadas cores e tratados com xampus, condicionadores, cremes alisantes, hidratantes, antioxidantes, remineralizantes, amaciantes, que protegem não só os fios como o couro cabeludo contra os efeitos nocivos do meio ambiente e dos produtos químicos.

 



DIA DA AMAZÔNIA: 05 de Setembro


          Esta floresta tão surrada e desmatada, explorada por gente do mundo todo, comemora o seu dia. Vamos passar adiante os recados do Dia da Amazônia e tentar conscientizar os nossos amigos e familiares de que ela precisa de cuidado e fiscalização!


Amazônia

 

 




"Em meio ao seu verde, o fogo arde queimando o nosso pulmão.

Os pássaros perdem seus galhos, em desespero voam sem rumo na imensidão.

Os animais correm em círculos, perdidos na fumaça da morte certa.

Os gritos das aves, dos animais, das plantas...

Não são ouvidas pelos homens do poder sem visão...

Que não reconhecem o ciclo da natureza que tenta em desespero...

Limpar o ar que sujamos com nossos carros, nossas indústrias...

Quebrando o ciclo da água, reduzindo as chuvas...

Até chegar as grandes cidades, nos nossos campos que na seca matarão os gados...

A abundancia das frutas brasileiras desaparecerão das nossas mesas.

Haverá dor naqueles que por muitas vezes jogaram as frutas no lixo...

E lágrimas rolarão sobre os olhos daqueles que a colhiam para comer...

Sentindo-nos impotentes, perguntaremos a nós mesmos:

O que fizemos com a nossa Amazônia?

O que não fizemos por ela.."

(Poema de Regina Enéas Martins)


 




Ao falar em Amazônia, vem imediatamente à nossa memória a preocupante questão ambiental: grandes rios e florestas imensas, devastação do verde e ameaça à riquíssima biodiversidade. Acompanhamos com apreensão a ocupação, muitas vezes predatória, das terras amazônicas, sem que seu complexo e delicado eco-sistema seja respeitado. O egoísmo e a ganância na exploração das riquezas, o descuido e a imprudência ameaçam seriamente esse patrimônio natural, que não é somente dos brasileiros. A devastação da Amazônia configura-se como uma perda e uma ameaça para toda a humanidade. 




ORAÇÃO: MEIO AMBIENTE


Senhor, fazei-me um instrumento para a paz na natureza!

Onde houver alguém poluindo rios, que eu possa educá-lo a não fazer mais.

Onde houver alguém destruindo matas e florestas, que eu possa sensibilizá-lo a protegê-las.

Onde houver quem esteja jogando lixo em locais inadequados, contribuindo para a proliferação de moscas, outros insetos e para doenças, que eu possa conquistá-lo a ser ambientalista.

Onde existir quem use as faunas como esportes e meio de vida, que eu saiba como ensiná-lo a amar a natureza.

Mestre, mesmo assim, que eu ainda faça mais do que sempre fiz para defender a vida, que eu seja como um boiadeiro na frente da boiada e que sempre conduza a todos com paciência e amor a amar o meio ambiente, resguardando a todos o direito à vida saudável.

São Francisco de Assis, Patrono Universal da Natureza, protegei o nosso meio ambiente e rogai por todos que o defendem.

Amém.

(Boletim Irmão Sol, FFB, Agosto de 2000, ano XXXII, n° 6)


 

 

 

 

Aos biólogos, pelo seu dia!

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Recado Para Orkut - Dia do Biólogo: 6






7 de Setembro: Independência do Brasil

“Independência do Brasil”
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido que foi o de Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

“Dia do Fico”
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

“O processo de independência”
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradou a metrópole (Portugal), pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de Setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado Imperador do Brasil.

Após a independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Símbolos:
Bandeira da Ordem de Cristo. A primeira hasteada em solo brasileiro.


Bandeira Real. A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento.


Bandeira de D. João III. Usada no Brasil durante a colonização.




Bandeira do Domínio Espanhol, utilizada durante o domínio espanhol em terras portuguesas.




Bandeira da Restauração. Bandeira do Reinado de D. João VI, marca o fim do domínio espanhol.





Bandeira do Principado do Brasil. Primeiro sinal de presença do Brasil, no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa.





Bandeira de D. Pedro II, de Portugal. Utilizada após a morte de D. Afonso VI.



Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Bandeira do período de D. João VI.

 



Bandeira do Regime Constitucional. Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal.


Bandeira Imperial do Brasil. Marca da emancipação política do Brasil, utilizada até a Proclamação da República.
Bandeira Provisória da República. Utilizada de 15 a 19 de novembro de 1889, sendo substituída pela atual.
Bandeira Nacional do Brasil atual.
Selo Nacional



O Selo Nacional é constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil.



Armas Nacionais



Onde é obrigatório o uso das Armas Nacionais?
* No Palácio da Presidência da República;
* Na residência do Presidente da República;
* Nos edifícios-sede dos Ministérios;
* Nas Casas do Congresso Nacional;
* No Supremo Tribunal Federal;
* Nos Tribunais Superiores e Federais de Recursos;
* Nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal;
* Nas Prefeituras e Câmaras Municipais;
* Na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais;
* Nos quartéis das forças: federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra;
* Na frontaria ou no salão principal das escolas públicas;
* Nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.

Hino/Letra:
Hino Nacional

I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
de um povo heróico o brado retumbante,
e o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
conseguimos conquistar com braço forte,
em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
de amor e de esperança à terra desce,
se em teu formoso céu, risonho e límpido,
a imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, entre outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras, ó Brasil, florão da América,
iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra, mais garrida,
teus risonhos lindos campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
o lábaro que ostentas estrelado,
e diga o verde-louro dessa flâmula
- paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
verás que um filho teu não foge à luta,
nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, entre outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
Poema de Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva

Hino da Independência

Já podeis da Pátria, filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil,
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa...
Zombou deles o Brasil.
Brava gente brasileira!...
Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Vossos peitos, vossos braços;
São muralhas do Brasil
Brava gente brasileira!
Parabéns, oh! Brasileira!
Já com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Do universo entre as nações;
Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!...
Letra: Evaristo da Veiga
Música: D. Pedro I

Hino à Pátria

A Pátria não é ninguém: são todos.
E cada qual tem no seio dela
o mesmo direito à idéia, à palavra, à associação.
A Pátria não é um sistema,
nem uma seita, nem um monopólio,
nem uma forma de governo;
é o céu, o solo, o povo, a tradição,
a consciência, o lar, o berço dos filhos e o
túmulo dos antepassados,
a comunhão da lei, da língua e
da liberdade.
Os que a servem são os que
não invejam, os que não infamam,
os que não conspiram, os que não desalentam,
os que não emudecem,
os que não se acobardam, mas resistem,
mas se esforçam, mas pacificam,
mas discutem, mas praticam a justiça,
a admiração, o entusiasmo.
Rui Barbosa

Hino à Bandeira Nacional

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz.
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Contemplando o teu vulto sagrado
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Sobre a imensa Nação brasileira
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor.
Letra de Olavo Bilac
Música de Francisco Braga
 

Hino da
Proclamação da República

Seja um pálio de luz desdobrado,
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus.
Seja um hino de glória que fale,
De esperança de um novo porvir,
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós
Das lutas, na tempestade
Dá que ouçamos tua voz.
Nós nem cremos que escravos outrora,
Tenha havido em tão nobre país
Hoje o rubro lampejo da aurora,
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais, ao futuro
Saberemos unidos levar,
Nosso augusto estandarte, que puro,
Brilha avante, da Pátria no altar.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós
Das lutas, na tempestade
Dá que ouçamos tua voz.
Se é mistério de peitos valentes,
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes,
Batizou este audaz pavilhão.
Mensageiro de paz, paz queremos,
E de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos,
Eis de ver nos lutar e vencer.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós
Das lutas, na tempestade
Dá que ouçamos tua voz.
Do Ipiranga é preciso que o brado,
Seja um grito soberbo de fé,
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia pois, brasileiros, avante!
Verde louros colhamos louçãos,
Seja o nosso país triunfante,
Livre terra de livres irmãos!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós
Das lutas, na tempestade
Dá que ouçamos tua voz.
Letra: Medeiros e Albuquerque
Música: Leopoldo Miguez

Hino de Marabá
I Deslumbrante é o marulhar do Tocantins
No soberbo e majestoso curso de beleza
Que as vistas cobiçosas do mundo desconhecem
Pois Deus o fez assim disfarçado em singeleza.
(Refrão)
És cidade relicária graciosa
Imponente na história que palpita
Nos corações de teus filhos
Que cantam sem cessar
Marabá! Marabá! Terra Bendita.
II
Deu-nos berço de bonança e de alegria
Por ter vivido aqui os nossos velhos ancestrais
Deu enfim ao seu povo a terra hospitaleira
Com os lauréis da glória - os vastos castanhais
III
Como precioso presente imerso ao leito
Várias blendas como prêmio deu a natureza
Deu-lhe o Ouro, o Cristal, em profusão o Diamante
Na mais pura e vicejante seara de riqueza.
Letra: Pedro Valle e Moisés da Providência Araújo
Música: Moisés da Providência Araújo

Filmes sobre a Independência do Brasil:
* Independência ou Morte
Ano: 1972
Direção: Carlos Coimbra
Gênero: histórico / drama
Duração: 108 minutos
Elenco (principais): Tarcisio Meira, Gloria Menezes, Anselmo Duarte e Kate Hanson
Resumo: O tema principal do filme é o processo histórico da Independência do Brasil. Apresenta uma visão heróica e nacionalista do evento. Foi feito em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.


* Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Ano: 1995
Direção: Carla Camurati
Gênero: histórico / comédia
Duração: 100 minutos
Elenco (principais): Marieta Severo, Marco Nanini, Beth
Goulart, Marcos Palmeira e Maria Fernanda
Resumo: O filme aborda a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808. Ótima referência para entender o Brasil no começo do século XIX e as raízes do processo de independência do nosso país.

Dados sobre a Bandeira do Brasil



Mapa do Brasil: divisão regional

 



 

Dia do Soldado

Parabéns Exército Brasileiro pelo Dia do Soldado



           Dia 25 de Agosto é uma data muito especial para “todos” os soldados, pois este dia foi intitulado o “Dia do Soldado” e tem como objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro.
Esta data foi instituída em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do Exército Brasileiro.
Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.
Aos trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – como na revolta dos Farrapos.
Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.
A vitória conquistada de maior importância para o Brasil foi a da guerra do Paraguai, em 1869, onde conquistou o título de Duque. Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer em 1880, após grandes conquistas.
As especializações ou áreas de trabalho dos soldados estão divididas em: infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia, logística e serviços étnicos.
O principal patrimônio do Exército Brasileiro consiste em ter homens e mulheres motivados e capazes de cumprir sua missão.

* Valores e Ética do Exército Brasileiro:
v Patriotismo: amar a Pátria - História, Símbolos, Tradições e Nação - sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.
v Dever: cumprir a legislação e a regulamentação, a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação além do dever, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.
v Lealdade: cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.
v Probidade: pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.
v Coragem: ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.






OBS.: Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.

ORAÇÃO DO SOLDADO
(Militar: exército, marinha e aeronáutica – Policiais: federais, rodoviários, bombeiros, civis e guarda municipal)

Senhor meu Deus e meu Pai, eu venho a Ti nesta hora entregar em tuas mãos a minha vida familiar e minha profissão.
Senhor, protege-me com as tuas mãos poderosas e que os teus anjos estejam sempre comigo, dá-me Senhor, sabedoria, amor pelo meu dever e equilíbrio emocional. Tira de mim toda auto-suficiência, todo medo e insegurança, que eu possa transmitir paz, segurança e honestidade a todos que precisarem de mim, inclusive a minha família e amigos.
Senhor, que eu possa ter habilidade para defender, livrar e ajudar todos os que vierem a precisar de mim e que possa confiar mais em Ti do que nas armas humanas e se vier a precisar delas, peço a Tua direção e proteção.
Declaro com todo o meu coração que Tu és o meu único Senhor e Salvador e que minha vida estará sempre em tuas mãos.
Em nome de Jesus que vence o mal,
Amém.

Ao amigo/irmão – ANTONIO DE PAULA
“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. Sentimos muito a sua perda, saudades eternas...Parabéns pelo seu dia (In memória).


                                                                                                             







 
Turmas (8ª A, B e C) no Simulado Municipal




<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.