Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

sábado, 30 de abril de 2011

cscarneiro-ativ4-unid2

O conto e a música

Temática: Leitura e análise do conto “Grande Edgar” de Luis Fernando Veríssimo e da música “Maior Abandonado”, de Cazuza e Frejat.



Objetivo geral:

Aperfeiçoar as competências em leitura e escrita dos alunos, buscando oferecer situações que possam despertar nos alunos o prazer e o interesse pela leitura, bem como ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que se tornem leitores autônomos.



Objetivos específicos:

Ø  Expressar ideias e opiniões de forma oral e escrita para aprimorar a capacidade comunicativa;
Ø  Compreender e interpretar o texto e a música trabalhada;
Ø  Identificar o gênero conto;
Ø  Comparar as duas formas de abandono/distanciamento as quais o texto e a música se referem;
Ø  Possibilitar espaço de socialização.



Justificativa:

            Esta atividade surgiu como proposta de aplicação dos estudos feitos no curso “Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC/2011” e conta com o objetivo de desenvolver algo diferenciado, com relação ao estudo do conto e da música, daquilo que costumamos observar na prática utilizada na maioria das escolas.
Escolhemos o gênero conto por ser um tipo de texto geralmente mais curto e de rápida leitura. Além disso, bons contos costumam prender o leitor logo no primeiro parágrafo, coisa extremamente importante para alunos do ensino fundamental que costumam ter uma imagem negativa da leitura como sendo “chata”.
O próximo passo é analisar que temas podem ser abordados a partir desse texto. Na nossa interpretação, vieram à tona assuntos como: “como nos distanciamos de pessoas importantes ao longo da vida”, “como nos tornamos ‘apenas mais um’ aos olhos da sociedade”, “como nós mesmos não nos damos à devida importância”, etc.
Após a escolha do gênero, escolhemos o autor que “todo mundo gosta”: Luis Fernando Veríssimo. Instantaneamente lembramo-nos do divertidíssimo conto Grande Edgar, que está no livro “Mentiras que os homens contam”.
Com os temas de trabalho definidos, seguimos para o caminho da música, que, por geralmente ter letras que podem ser trabalhadas como poemas, acabam diversificando os tipos de textos trabalhados. A música que escolhemos foi “Maior Abandonado”, de Cazuza e Frejat.



Publico alvo: alunos do 8º ano B



Recursos:

Ø  Materiais: aparelho de som, computador com internet, câmera fotográfica, etc.

Ø  Humanos: as professoras cursistas, os alunos e o professor do laboratório de informática.



Disciplina envolvida: Língua Portuguesa & Informática



Metodologia

1º Momento:

Neste primeiro momento, será feita uma aula expositiva composta pela apresentação da música (“Maior Abandonado”, de Cazuza e Frejat), sua compreensão e interpretação. Algumas questões orais deverão guiar a discussão, tais como:
·         O que é um “maior abandonado”, citado no título da música?
·         Por que a música diz que “raspas e restos me interessam” (linhas 8 e 9), “mentiras sinceras me interessam” (linha 11)?
·         O que são “mentiras sinceras”?
·         Quem é o “tu” ao qual a música se refere?
·         A que se refere à passagem “pequenas porções de ilusão” (linha 10)?
·         Que tipo de proteção o “maior abandonado” deseja? 




 2º Momento:

Apresentação do conto “Grande Edgar” de Luis Fernando Veríssimo. Após a apresentação será feita uma leitura silenciosa pelos alunos e em seguida a leitura expressiva pelo professor.
A compreensão e a interpretação serão feitas de forma oral, guiada por questões como:
·         Já lhe aconteceu situações parecidas com a do conto? De que forma?
·          Você esqueceu-se de alguém, ou alguém esqueceu quem você era?
·         Por que nos esquecemos tão facilmente dos outros?
·         Por que confundimos estranhos com pessoas conhecidas?
·         Por que o personagem “naturalmente” escolhe o caminho “menos racional e recomendável, que leva à tragédia e à ruína”?
·         Será que nós ou as outras pessoas são tão pouco importantes a ponto de sermos esquecidos?
·         Será que nós nos damos à devida importância?
Terminada a discussão, será feita a entrega de um resumo teórico sobre o gênero conto, sua história, principais autores e características estruturais. Logo após, será feita a análise do conto “Grande Edgar”, conforme as características: apresentação, complicação, clímax e desfecho. Esta análise será feita pela turma junto com o professor.



3º Momento:

Feita a análise do gênero, faz-se a avaliação, que consiste na elaboração de um pequeno texto que responda questões como: “Quem é o “maior abandonado do título da música?”, “Você conhece maiores abandonados como aquele do qual a música fala?”, “O que fazer para não virarmos maiores abandonados?“, Já lhe aconteceu situações parecidas com a do conto? Quais?



4º Momento:

            Socialização dos textos produzidos pelos alunos. Cada aluno fará a leitura de sua produção. A turma selecionará três textos a serem postados no blog da escola e das cursistas.



Período de realização:

Ø  11/04/2011 – Apresentação da música Maior Abandonado, de Cazuza e Frejat;
Ø  11/04/2011 – Compreensão e interpretação da música de forma oral, tentando levantar assuntos que se relacionem com o tema do abandono/distanciamento entre pessoas, tratado no conto que virá a seguir;
Ø  12/04/2011 – Apresentação e leitura silenciosa do conto Grande Edgar de Luis Fernando Veríssimo;
Ø  12/04/2011 – Leitura expressiva do conto pelo professor;
Ø  12/04/2011 – Compreensão e interpretação do conto de forma oral, destacando temas como “Como nos distanciamos de pessoas importantes ao longo da vida?”, “Como nos tornamos ‘apenas mais um’ aos olhos da sociedade?”, “Como nós mesmos não nos damos à devida importância?”, etc.;
Ø  15/04/2011 – Análise do conto conforme a estrutura/características do gênero (situação inicial, complicação, clímax e desfecho);
Ø  18/04/2011 – Produção textual;
Ø  19/04/2011 – Socialização das produções textuais na turma e seleção de três textos.



Formas de socialização: blog das cursistas (idealizadoras do projeto), blog da escola...



Avaliação:

Será levada em conta a participação do aluno nas discussões e também o texto elaborado em aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados.



Bibliografia

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Grande Edgar. In: As mentiras que os homens contam. São Paulo: Objetiva, 2000.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo: Ática, 1997. 



Webliografia







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.