Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Relatório

Trabalhando com sequência didática – “gênero conto”

Expliquei para a turma o que se pretendia com o “plano de trabalho com sequência didática” e que ele contemplava o que havia sido planejado no inicio do ano letivo. Após deixar claro quais seriam os objetivos deste trabalho e o porquê do seu desenvolvimento, pedi a participação ativa da turma para que nossos objetivos fossem atingidos. Este foi o momento de motivar e cativar os alunos, uma vez que o seu engajamento e compromisso seriam essenciais para atingir os objetivos propostos, assim, delineamos o início de nossas atividades.
Durante o desenvolvimento da atividade proposta algumas correções de “curso” foram necessárias, uma vez que nem tudo pôde ser aplicado conforme o proposto. A divulgação do trabalho, por exemplo, aconteceu na própria sala de aula através da leitura socializada.
O trabalho final previa a encenação de peças teatrais com fantoches a partir dos contos produzidos, entretanto, os alunos optaram por escolher quatro trabalhos para postarem no blog da escola e que em outro momento, mais oportuno, fariam a encenação de alguns dos textos para as demais turmas da escola, para servirem de subsídios para outros trabalhos a serem desenvolvidos.
Na produção inicial, os alunos sentiram dificuldade em sistematizarem suas falas, devido à insegurança ao não domínio do gênero estudado. Incentivei-os a participarem da socialização oral sem medo de errarem, uma vez que nosso trabalho só estava começando e que poderiam melhorar no decorrer dos próximos seguimentos.
Já nas produções finais, isso não mais ocorreu, os alunos, a partir das atividades propostas, souberam criar espaço, tempo, personagem e ação, conforme as características do gênero estudado. O que comprova que os alunos, conhecendo o gênero, vão conseguir lançar mão de sua criatividade, sem precisar recorrer a estereótipo.
Os alunos, em momentos de reflexão e avaliação, fizeram menção ao fato de estarem aprendendo melhor devido à cobrança e disponibilidade de material de apoio que estão tendo acesso (esse material é disponibilizado através de xerox feita pelo aluno ou por mim, pois a biblioteca da escola não está funcionando no horário da manhã, além disso o acervo da mesma é reduzido), pois avaliaram positivamente a importância da prática de atividades de leitura e escrita.
É importante ressaltar que se percebeu claramente, no decorrer, do desenvolvimento, das atividades propostas, a progressão dos alunos na interpretação e na produção de texto, posto que eles apresentaram uma leitura e uma produção mais aprofundada no final da atividade.
Resumir, os contos oralmente, foi uma das atividades entre as quais os alunos mais encontraram dificuldades. Pois, foi a partir daí que eles tiveram que demonstrar maior compreensão do texto. Esta atividade foi importante porque os alunos foram percebendo que resumir um texto não é tão difícil quanto eles pensam, e que sintetizar as informações é uma questão de trabalhar os pontos e ideias centrais de um texto.
A produção textual final se deu através da escrita de um novo conto, temática livre. A produção do conto foi feita em sala de aula e a reescrita, para fins de correção, foi realizada como atividade de casa, depois da socialização dos mesmos. Nesta atividade de socialização, fiquei surpresa com a criatividade dos alunos com relação aos textos produzidos. Pois, alguns alunos se superaram.
Outra questão abordada foi com relação à análise linguística, a importância das marcas de temporalidade e espaço, o verbo como elemento que desvenda o tipo de narrador, o uso de reticências dando conotação de suspense e/ou continuidade e pesquisa de vocábulos desconhecidos em função do contexto de produção do texto.
As dificuldades na escrita e na interpretação de textos, aos poucos, estão sendo trabalhadas/sanadas por meio de práticas diferenciadas e com atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.