Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Amostra de produções

            A construção/produção dos contos a seguir é uma "pequena" amostra do planejamento com sequência didática "Conto", realizada com a turma da 8ª série B. As produções foram realizadas com tema livre. Os textos abaixo foram escolhidos pelos alunos da turma.

Sonayra Aline M. Figueiredo


Acontecimentos inesperados

            Certa vez uma menina chamada Maria vivia trancada, fechada do mundo, quase não saia.
            Certo dia, chegou de muito distante um primo que não a conhecia, foi amor a primeira vista.
            - Como vai você?
            - Estou bem, obrigada!
            - Qual é seu nome?
            - Maria, e o seu?
            - João. Já estou indo depois a gente se fala, tchau.
            Ele foi embora. Aquele dia foi o mais feliz da vida de Maria.
            Três meses depois, eles começam a namorar e dois anos depois ele descobriu que Maria estava grávida e lhe pergunta:
            - Você está grávida? Ela contente responde:
            - Sim estou, de três semanas. Ele retruca:
            - Por que você não me disse nada? Maria nervosa diz:
            - Estava com medo. Medo de está sonhando e que você me acordasse.
            Os pais de Maria e os de João não sabiam que eles estavam namorando, achavam eles apegados demais, mas nunca desconfiaram de nada, pois eram primos.
            Com dois meses de grávida, Maria e João resolveram contar para os pais de Maria. Os dois temiam que os pais de Maria os separassem.
            João chama sua sogra para ir até a sua casa. Chegando lá, Maria diz:
            - Mãe queremos lhe falar uma coisa.
            - Maria diz essa frase com um aspecto muito contente e ao mesmo tempo nervosa.
            - O que vocês têm para me falar?
            João a interrompe e diz:
            - Tia eu e Maria estamos namorando a mais de dois anos. Os enjôos e essas coisas a mais que ela está sentindo é por que ela está grávida.
            A mãe de Maria toma um susto tão grande que quase cai da cadeira.
            - Como vocês fizeram isso comigo? Eu achava que vocês fossem iguais dois irmãos, vocês são primos não podem fazer isso.
            João retruca:
            - Nós nos amamos. E Maria completa:
            - É verdade mamãe e nada nos separará.
            Essa notícia foi uma polêmica em toda a família, dois primos namorando. Até que Maria realmente mudou-se para a casa de João. Uma simples casa emprestada pela mãe de Maria.
            No começo foi tudo uma maravilha, depois aumentaram os sintomas da gravidez, enjôos, sonolências, etc.. Maria não conseguia dormir direito, nos últimos cinco meses.
            Com 36 semanas e 4 dias, Maria achou que tivesse chegado o grande dia, pois estava perdendo líquido, mas era alarme falso, não era exatamente o dia. Quando completou as 37 semanas foi o grande dia, Maria sentia as dores do parto, mas chegou ao hospital um pouco atrasada, o coração de sua tão esperada filha já não estava batendo como antes. Maria foi atendida em estado grave, ou era Maria ou sua filha. Para tentar salvar as duas os médicos fizeram uma cesariana urgente.
           Enquanto Maria estava na sala de parto entre a vida e a morte, seus amigos tentavam acalmar João e sua sogra. Quatro horas depois acabou o tão demorado parto, e Maria pergunta a uma médica:
           - Cadê minha filha?
           A doutora tentando medir as palavras lhe disse:
           - Sua filha não resistiu, nasceu morta.
           Maria ficou desesperada e todos estavam chocados.
           Maria voltou para casa e o seu marido a recebeu com um olhar muito alegre e lhe disse:
          - Obrigada por está viva... Nossa filha está no céu, torcendo por nossa felicidade. Eu te amo...

Larissa Wallery Terra Dias


O diário de Alice

            Alice era uma garota de treze anos, tinha um diário como quase todas as garotas de sua idade, onde escrevia todos os seus segredos e o enfeitava com muitos corações, de todas as cores e tamanhos, pintados com canetinha colorida, era um lindo diário.
            Certo dia, Alice não começou seu dia bem, porque estudava com um garoto muito irritante chamado Felipe que sempre perturbava a garota quando tinha uma oportunidade.
Felipe estava procurando uma maneira de deixar Alice bem irritada, foi aí que pensou em pegar o diário dela escondido. O garoto aproveitou à hora do recreio em que a sala estava vazia, foi até a carteira de Alice e pegou seu diário e o escondeu em sua mochila.
            Ele ficou com o diário escondido. Quando terminou a aula pegou sua bicicleta e foi para sua casa, quando estava indo, sem perceber, o diário caiu de sua mochila. Quando chegou a sua casa percebeu que o diário havia caído e ficou muito preocupado. Ele iria devolvê-lo logo para Alice, pois só queria lhe dá um susto.
            Para má sorte de Alice quem achou seu diário foi Rafaela, uma menina que ela não gostava, pois implicava muito com ela.
            No outro dia, na escola, Felipe aproveitou o recreio para se aproximar de Alice e lhe contar o que havia acontecido.
            - Alice, preciso lhe falar uma coisa.
            - Pode falar Felipe.
            - Eu peguei o seu diário, mas foi só para te dar um susto.
            - Bem que eu desconfiei. Te mato garoto.
            - Calma Alice, eu não li nada, juro.
            - Então me devolva ele logo, antes que eu faça alguma coisa com você.
            - Não posso, porque ele caiu da minha mochila quando eu estava indo para casa.
            Alice quase voou no pescoço de Felipe quando ele falou isso. Mas, pensou bem e viu que não adiantava fazer nada.
            - Felipe agora você tem que dar um jeito de achar meu diário ou eu não respondo por mim.
            - Não se preocupe, vou achá-lo.
            - Espero que você ache e logo.
            Quando o garoto estava pensando em uma forma de achar o diário, passou pelo corredor da escola e ouviu Rafaela falando para suas amigas:
             - Ah! Eu achei o diário da Alice, vou tirar cópias de algumas folhinhas que revelam alguns de seus segredinhos e espalhar pela escola.
             Felipe ficou bem preocupado e logo pensou em uma maneira de recuperar o diário. Começou a seguir Rafaela por todos os lugares da escola, até que ela foi para a biblioteca. Quando, finalmente, a garota se distraiu Felipe não pensou duas vezes, rapidamente correu e pegou o diário da bolsa de Rafaela e logo foi entregar para Alice, antes que algo de novo acontecesse.
            - Toma Alice, encontrei seu diário.
            Ela com os olhos brilhando de felicidade o pegou e disse:
            - Que bom que você o achou, estava com quem?
            - Prefiro não falar, deixe para lá.
            - Nunca mais faça isso.
            - Aprendi a lição.
            Enquanto isso, Rafaela se preparava para tirar as cópias, abriu sua bolsa e não encontrou o diário e ficou sem saber o que havia acontecido.
            - Nossa! Cadê o diário? Estava aqui, deve ter caído.
            Alice volta para sua casa contente, por ter recuperado seu diário e começa a escrever o que havia acontecido.

Adrielly Elaine Morais do Nascimento

Vidinha de escola

            Tudo começou em mais um dia daqueles em que o sol entra no meu quarto e fala:
            - Acorda Adrielly estar na hora de ir para a escola. Por isso, decidi colocar uma cortina no meu quarto, agora não é o sol que vem me acordar cedo, é, simplesmente, minha mãe. Ela acorda as 05h00min e logo vem me chamar. Pois, a aula começa as 07h20min. Como é minha mãe tenho que acordar, do contrário minhas costas fica mais quente do que o sol.
            Bom, depois que minha mãe vem bater na porta do meu quarto, acordo logo e vou direto para o banheiro, de lá eu já vou me vestir, tomar café e escovar os dentes, saio direto para a escola.
           Chegando à escola minha amiga Dayane vem correndo me avisar que os professores estão querendo expulsar o Luciano. O Luciano é o menino mais danado da escola, só que ele é bem legal comigo é com as outras meninas. Ele é ruim com quem acha ele chato ou coisa parecida. Ninguém sabe que a Dayane é loucamente apaixonada por ele, como sou sua melhor amiga ela me contou tudo sobre seu grande amor.
            Não sei se vocês querem saber como ela se apaixonou por um louco, mas vou lhes contar do mesmo jeito.
            Esse conto começa em uma manhã maravilhosa de sol brilhando alto com todos felizes, pois era nosso primeiro dia de aula.
            Dayane chega com vários livros na mão, como ninguém estava acostumado ver uma pessoa chegando, assim, logo no primeiro dia de aula, decidiram “procurar” conversa com ela. Começaram a derrubarem seus livros e a apelidarem. Foi aí que o Luciano chegou para defendê-la. Ele chegou esmurrando os meninos, pois não achava certo o que eles estavam fazendo com Dayane e uma coisa vocês podem ter certeza, ele não gosta de quem mexe com garotas. Depois disso Dayane ficou loucamente apaixonada por Luciano, com o passar do tempo ela foi ficando triste, pois pensava que ele não gostava dela, então, fez uma loucura só para ele olhar para ela e defendê-la outra vez. Fez com que os meninos mexessem com ela novamente, foi aí que entrei na história, vendo tudo o que estava acontecendo reagir e fui conversar com ela, pois sabia que isso não daria certo. Ao vê-la passando pelo corredor fui logo me apresentando para ela:
             - Oi, eu sou a Adrielly.
             - Oi.
             - Como é seu nome?
             - Meu nome é Dayane.
             - Me fala uma coisa, você está a fim do Luciano?
             - Não estou não.
             - Pode falar juro que não falo para ninguém.
             - Ta bom, admito que gosto muito dele, mas ele nem olha mais para mim.
             - Amiga você estar fazendo tudo errado. Faça com que ele te veja como você é de verdade, não se faça de uma pessoa que você não é.
             - Então, você pode me ajudar?
             - Pode deixar, vou ajudá-la.
             Depois da conversa que tivemos tive que reagir logo, para tudo dar certo com a Dayane e o Luciano. Quando saí de perto dela, tive que reagir e fui atrás do Luciano, pois tinha que contar tudo para ele sobre a Dayane.
             Fui procurá-lo em sala de aula, para minha sorte, ele estava na sala terminando de fazer sua tarefa. Depois que ele terminou, puxei-o e lhe falei tudo o que estava acontecendo.
             Depois que o Luciano ficou sabendo de tudo correu atrás de sua amada e explicou que gostava muito dela. Ao ouvir isso Dayane correu, pulou em seus braços e lhe deu um beijo tão forte que os dois caíram no chão, e todos, que estavam ali por perto, começaram a aplaudi-los. Logo depois disso eles não se largaram mais. O Luciano continuou fazendo graça na escola. Por isso, os professores querem expulsá-lo; como sou eu que resolvo as coisas nessa escola, vou dá mais uma ajudinha para o Luciano, porém ele tem que fazer sua parte no plano,
            Ele deverá limpar todas as salas de aula, três vezes por semana, caso ele concorde. Como ele não tinha outra saída, acabou concordando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.