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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Relatório

Sequência didática – “Histórias em quadrinhos”
O profissional da educação, constantemente, encontra-se desafiado em desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes para manter-se atualizado sobre novas metodologias para se trabalhar em sala de aula. Para isso, é inegável a necessidade de integrar diferentes linguagens nas aulas em todos os níveis de ensino.
A utilização das diferentes linguagens no ensino da língua portuguesa vem contribuindo para a dinamização do cotidiano da sala de aula, diversificando a prática do ensino da disciplina, permitindo melhor compreensão por parte dos alunos da mensagem que o professor deseja que ele receba.
Pensamos que a compreensão dos conteúdos de língua portuguesa, pode acontecer de diversas maneiras, utilizando-se de diferentes documentos ou artefatos, fugindo assim, da tradição do livro didático.
Portanto, a escolha que fizemos de usar histórias em quadrinhos no ensino de língua materna, busca romper com a metodologia centrada apenas no livro didático como fonte de informação e reflexão. Buscando, então, possibilidades de tornar o trabalho em sala de aula mais prazeroso tanto para o aluno como para o professor.
Atualmente, os meios de comunicação transmitem cada vez mais informações que aliam imagens, textos e som, devido ao grande avanço tecnológico dos últimos tempos, causando um distanciamento entre o que é transmitido pela mídia e as informações recebidas em sala de aula, pois, a velocidade do meio midiático é muito superior ao que se observa no espaço escolar.
Desta forma, pensamos que a utilização de histórias em quadrinhos no ensino de língua portuguesa pode ser de grande valia, uma vez que as mesmas apresentam uma forma de comunicação visual e verbal. E que muitas abordam temas relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula e podem ser utilizadas para introduzir um tema, aprofundar um conceito já apresentado, gerar discussão a respeito de um assunto ou para ilustrar uma ideia. Não existem regras para sua utilização, porém, uma organização deverá existir para que haja um bom aproveitamento de seu uso no ensino, podendo, desta forma, atingir o objetivo da aprendizagem.
Portanto, nosso trabalho com as histórias em quadrinhos foi essencial, pois os alunos obtiveram nela uma nova forma diferenciada de leitura e compreensão textual.
Através da análise feita nas histórias em quadrinhos, produzidas pelos alunos, observou-se evidente as características da língua falada no texto escrito aliados aos recursos visuais. Observou-se, assim, que é impossível descrever a estruturação do texto das HQs, sem que tais elementos sejam considerados, pois, nesse gênero discursivo, as linguagens oral e visual possuem igual importância. Sendo assim, os recursos visuais não verbais da conversação, como os gestos, expressões faciais e corporais são representados através do desenho, transmitindo cada movimento do personagem.
Quanto às características da língua falada, encontraram-se notórios exemplos de marcadores conversacionais, atividades de formulação, como a repetição, pares adjacentes do tipo pergunta-resposta e estratégias de manutenção do tópico discursivo.
Diante do exposto, pode-se afirmar que as características da língua falada, aliadas aos elementos visuais específicos das histórias em quadrinhos conduzem à narrativa, construindo um todo que auxilia para sua compreensão.
As atividades desenvolvidas demonstraram que é possível, a partir de uma reflexão sistemática e aplicação planejada, incorporar a utilização de histórias em quadrinhos no ambiente escolar.
Os alunos retomaram, em uma roda de conversa, seus registros iniciais e compararam o que aprenderam com a proposta trabalhada com o que já sabiam antes.
Quanto à criação das HQs, só foi possível utilizarmos como recurso a “Máquina de quadrinho” da Turma da Mônica. Pois, não conseguimos instalar o “programa de criação virtual”, necessário para trabalharmos, nos computadores da escola e os disponíveis na internet eram mais limitados do que este, pelo menos os pesquisados por nós. Mesmo assim, os alunos produziram suas HQs.
As capas só foram possíveis de serem criadas manualmente.
Por ser preciso fazer cadastro no portal da Turma da Mônica, as HQs produzidas nesse portal saíram em meu nome, pois só eu me cadastrei.

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