Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

sábado, 11 de junho de 2011

cscarneiro-ativ4-unid4

“Compartilhando experiências sobre tecnologias”

Ao longo de nossos estudos (curso) tive a oportunidade de refletir sobre minha prática em sala de aula e observar na prática como são inúmeras as possibilidades de utilização das novas tecnologias no âmbito educativo.
Exploramos os mais diversos ambientes, como: hipermídia, repositórios, hipertextos, etc., tudo para podermos ser capazes de gerir nosso próprio conhecimento. Dessa forma, foi possível perceber que há possibilidade de um fazer pedagógico onde podemos refletir sobre nossa prática e efetivamente elaborar e operacionalizar projetos educacionais com a inserção das TICs na proposta curricular da escola.
Apesar de “impor” certo desafio ao educador, a pedagogia de projetos propicia ao aluno um novo jeito de aprender, baseado na integração entre os conteúdos de várias áreas do conhecimento. Essa integração das mídias ao currículo potencializa essa construção colaborativa de aprendizagem de modo mais dinâmico. Uma vez que o currículo é um processo dialético em que forma e conteúdo, tecnologia e educação geram e constituem um processo novo, convergindo para que o aluno aprenda significativamente nesse processo dialógico com os mais diversos signos, possibilitando trabalhar com o conhecimento em rede numa abordagem sócio-construtiva, capaz de romper com àquela antiga educação livresca.
Assim, as experiências adquiridas ao lidar com esta nova maneira de conceber a educação, foram de extrema importância, pois houve a percepção de que se pode adequar os conteúdos/repositórios/mídias a todas as modalidades de ensino.
Portanto, esta inter-relação das mídias digitais com o currículo favorece a construção coletiva da aprendizagem e pela autonomia e liberdade que elas proporcionam aos sujeitos ativos e participativos do processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.