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quarta-feira, 15 de junho de 2011

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“Melhoria e execução do plano de aula da unidade 3”

1. Autoras:
Ø  Célia Sousa Carneiro
Ø  Gilvana Holanda da Silva
Ø  Maria Jandaira da Silva Pereira



2. Estrutura curricular:

2.1 Modalidade/Nível de ensino:
Ø  Ensino Fundamental final – 7º Ano C


2.2 Componentes curriculares:
Ø  Língua Portuguesa;
Ø  Língua Inglesa;
Ø  Artes.


3. Tema: Brincando e aprendendo com histórias em quadrinhos.


4. Dados da aula:

4.1 O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Ø  Usar recursos tecnológicos nas disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, adquirindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma lúdica e dinâmica;
Ø  Utilizar ferramentas do site que são comuns a outros solfwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para traz, alterar tamanho da figura, baixar imagem de arquivo, digitar texto, etc.;
Ø  Desenvolver habilidades de produção textual e de pesquisa junto com colegas, atribuindo sentido às palavras em um processo de interação entre os sujeitos;
Ø  Composição do gênero histórias em quadrinhos;
Ø  Interpretar narrativas em quadrinhos;
Ø  Utilizar diferentes recursos gráficos e visuais para a composição de uma narrativa em quadrinhos;
Ø  Compreender as diferenças entre Cartum, Charge e histórias em quadrinho;
Ø  Ler e escrever histórias em quadrinho com suportes audiovisuais e estratégias de leitura diversificadas;
Ø  Aprender a elaborar uma história em quadrinho virtual;
Ø  Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Ø  Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software.


4.2 Duração das atividades:
Ø  7 aulas de 1h30min cada.


4.3 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Ø  Como utilizar os softwares;
Ø  História, estrutura e definição do gênero de uma história em quadrinho;
Ø  Distinção e modelo dos vários tipos de balões, como: da fala, do pensamento, do grito e de outras linguagens;
Ø  Os objetivos de uma história em quadrinho em um processo de interação entre os sujeitos;
Ø  Utilização da internet como meio de comunicação e de divulgação.

5. Estratégias e recursos da aula:

1º Momento
Após aula expositiva, sobre o gênero em estudo, colocar os alunos em círculo e entregar uma pergunta a cada participante sobre a história e a estrutura das HQs.
Os jogadores deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na sequência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a resposta correta para que a turma tome conhecimento. A atividade seguirá até que todas as perguntas e respostas sejam socializadas.
Pedir aos alunos que tragam, de suas casas, gibis.


2º Momento
A professora solicitará a alguns alunos que leiam, em voz alta, uma das histórias de um dos gibis, que eles trouxeram, para que seja caracterizada a linguagem utilizada nos mesmos.
Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa, no laboratório de informática, sobre algumas histórias em quadrinhos com seus respectivos quadrinistas. Os alunos deverão ler pelo menos uma destas.
Retornar para sala de aula e solicitar a alguns alunos que relatem, resumidamente, o que leram em cada história.


3º Momento
A professora levará para a classe um livro, um jornal e um folheto e pedirá aos alunos que levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que diferem dos demais gêneros textuais apresentados.


4º Momento
Mergulho na narrativa: montagem de esquema, em duplas, apresentando os momentos e elementos dos quadrinhos em estudo, através das histórias, gibis, que cada aluno trouxe para sala de aula.


5º Momento
Retornar ao laboratório de informática, com os alunos, para pesquisar sites e videos que abordem a temática em estudo. Em seguida montar um painel com uma diversidade de gêneros textuais que reportem a temática em análise: notícias, charges, reportagens, artigos, tiras, cartuns, piadas, contos, fábulas e outros.
Disponibilizar revistas e jornais aos alunos.


6º Momento
Elaboração de HQ virtual. Os alunos deverão usar o software de apresentação Power Point para montar cada quadro, sequência de seu trabalho ou produzirem suas histórias na “Máquina de quadrinhos da turma da Mônica”, endereço na Webliografia.
A capa do gibi virtual deverá ser produzida, também, no Power Point utilizando o WordArt como ferramenta para essa construção. Nesse momento, os alunos deverão usar a criatividade e acrescentar pano de fundo, ilustrações, animações, etc.
No momento da escrita das legendas serão utilizadas as caixinhas de texto que se localizam na barra de ferramentas (desenho) e na criação dos balões serão usados os recursos da autoformas (barra de desenhos).


7º Momento
Revisão e reescrita das HQs produzidas, se necessário.
Produzir um video com fantoches, de uma das histórias produzidas.
Postar o resultado desta atividade no blog da escola, das cursistas e em outros meios de divulgação.


6. Recursos complementares:
Ø  Histórias em quadrinhos variadas;
Ø  Computadores com acesso a internet;
Ø  Jornais e revistas;
Ø  Sites indicados na Webliografia;
Ø  Programa de criação de desenho digital (Paint);
Ø  Programa de apresentação (Power Point);
Ø  Câmera digital;


7. Avaliação:
A avaliação será contínua durante o processo de produção das histórias em quadrinhos, observando:
Ø  A atuação dos alunos nas pesquisas e nas atividades de leitura propostas;
Ø  A participação e interação dos alunos nas produções textuais realizadas;
Ø  A desenvoltura dos alunos na utilização dos recursos linguísticos e tecnológicos;
Ø  A apresentação das características do gênero HQ;
Ø  Se as ilustrações são criativas e estão dentro do contexto;
Ø  Se os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente.


8. Referência bibliográfica
SOUZA, Cássia Garcia de & CAVÉQUIA, Márcia Paganini. Linguagem: criação e interação – 7º Ano. 6ª edição. São Paulo: Saraiva, 2009.


Webliografia



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