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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

III Simulado de Língua Portuguesa - SIEFMA

Questão 01

POR QUE OS GATOS ERAM SAGRADOS PARA OS EGÍPCIOS?

(...) eles ajudaram os egípcios a combater um dos seus piores inimigos – os ratos que infestaram a região, destruindo as colheitas de grãos e cereais, além de espalharem doenças. Quando notaram que os gatos eram a solução para controlar a população de roedores, os egípcios começaram a tratar os bichanos como membros da família e passaram a encará-los como verdadeiras divindades. Essa adoração teve de contar com a ajuda das autoridades, porque, antes de o animal ser decretado como um ente sagrado, muitos bichanos eram servidos como prato principal às margens do rio Nilo. (...)
Revista Mundo Estranho. São Paulo, Abril, Ed.09, Nov.2002, p29.

No texto acima, após serem descobertos como a solução para controlar a população de roedores, os gatos passaram a ser tratados como
a) prato principal.
b) verdadeiras divindades.
c) inimigos.
d) autoridades.


Questão 02

A substituição de uma palavra por termos equivalentes acontece mais de uma vez no texto. No trecho “(...) e passaram a encará-los como verdadeiras divindades. (...)”, o termo destacado refere-se a
a) os egípcios.
b) os roedores.
c) as autoridades.
d) os gatos.



Questão 03

Leia a tirinha abaixo:

 


Nas frases “Vamos massacrá-los?” e “Vamos arrasar eles”, os pronomes em destaque representam, no contexto, marcas de, respectivamente
a) falar caipira e urbano.
b) registro formal e informal.
c) registro oral informal e falar regional.
d) registro informal e formal.


Com base no texto a seguir responda as questões 4 e 5:




OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM

Uma experiência pequena, mas com resultados animadores está empolgando pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. O trabalho, coordenado pelo Prof. Marcelo Ribeiro, consiste em usar animais para ajudar crianças deficientes mentais para melhorar o desempenho escolar. As crianças cuidam de cabras, coelhos, peixes, etc.
Durante as atividades, aprendem conceitos e desenvolvem habilidades de maneira fácil e divertida. Além da evolução no aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem sequer haviam experimentado: auto-estima.
Essa pequena sensação enche de alegria o coração do menino Leonardo Neves, 11 anos, cada vez que ele monta o cavalo Pantanal. Tetraplégico de nascença (faltou oxigênio durante o parto), Leonardo hoje é capaz de feitos que, tempos atrás, eram inimagináveis.
Na verdade, o uso de animais no tratamento de doenças tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Várias pesquisas demonstram que os bichos têm um fabuloso poder terapêutico.  Eles são remédios vivos", afirma a veterinária Hannelore Fuchs, uma das principais especialistas no assunto do País. De acordo com pesquisas do cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), por exemplo, contato com animais ajuda a reduzir a pressão sangüínea, a diminuir os níveis de colesterol e de estresse.
Fragmento adaptado de ISTOÉ, 11/2/2004.


Questão 04

A tese defendida no texto é
a) uma experiência pequena, realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo, está empolgando.
b) o uso de animais no tratamento de várias doenças tem sido um recurso cada vez mais utilizados.
c) os animais são remédios vivos.
d) experiências com uso de animais no tratamento de doenças, especialmente de crianças deficientes mentais, têm mostrado muito bons resultados.


Questão 05

Os argumentos apresentados abaixo contribuem para sustentação da tese, exceto:
a) “alem da evolução do aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem se quer haviam experimentado: auto-estima”.
b) o uso de animais no tratamento de poucas doenças tem sido um recurso cada vez mais utilizado.
c) o contato com animais ajuda no tratamento da pressão sanguínea, do colesterol e do estresse.
d) os animais são remédios vivos.


Questão 06

Leia a seguir uma tirinha de Garfield.
 


Na leitura da tira observa-se que Jonh está parabenizando Garfield pelo seu aniversário. A reação de Garfield, diante da atitude de Jonh, demonstra que
a) Garfield aceitou pacientemente a justificativa de Jonh.
b) Garfield se irritou por não ganhar nenhum presente, por isso, puxou a orelha de John.
c) Garfield se sentiu ofendido por não ganhar nenhum presente, por isso, puxa o cabelo de Jonh.
d) Garfield não se sentiu ofendido por não ganhar nenhum presente, por isso, não questionou a atitude de Jonh.


Leia o texto abaixo e responda as questões 7 e 8:



PLIM- PLIM
Cheguei em casa com a cabeça cheia de gritos
Mas não deu no jornal nacional 
E a família não ficou sabendo.
(ULISSES TAVARES. Viva a poesia viva. São Paulo: Saraiva, 1997)

 
Questão 07

No poema acima há uma crítica ao domínio que a televisão exerce sobre as pessoas. A alternativa que está mais coerente com a crítica percebida no poema é:
a) A televisão dificulta a convivência e o diálogo entre os familiares, contudo, todos participam dos problemas uns dos outros.
b) A televisão dificulta a convivência e o diálogo entre os familiares.
c) O som Plim-Plim, usado na televisão, impede que as famílias convivam de forma harmoniosa entre si.
d) O poema mostra que as famílias não gostam de assistir televisão, preferem participar dos problemas de cada um.


Questão 08

A expressão destacada em “Cheguei em casa com a cabeça cheia de gritos” (1º verso) significa que
a) o eu-lírico estava alegre.
b) a cabeça do eu-lírico estava cheia de ruídos.
c) o eu-lírico estava com a cabeça cheia de problemas e desejava conversar.
d) o eu-lírico queria falar sobre algo que passou no Jornal Nacional.


Leia esta tira e responda as questões 9 e 10.



Questão 09

A “frase do dia” é de Diógenes, um filosofo grego. Nessa frase, a palavra mais dá idéia de
a) dúvida.
b) qualidade.
c) intensidade.
d) carinho.


Questão 10

A palavra que poderia substituir mas, no terceiro quadrinho sem alterar o sentido da frase é
a) porque.
b) entretanto.
c) quando.
d) como.


Questão 11

Leia os textos I e II e responda a questão abaixo:


Texto I


Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica "Nature", uma das mais importantes do mundo. (...)
A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.
O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.


Texto II


Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista "Nature".
A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha de S.Paulo. 1º caderno - Mundo. 03 jul. 1998, p. 16.


Os dois textos tratam de clonagem. A alternativa que apresenta um aspecto tratado apenas no texto I é
a) a divulgação da clonagem de 50 ratos.
b) a referência à eficácia da nova técnica de clonagem.
c) o temor de que seres humanos sejam clonados.
d) a informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.


A PROFECIA

Caraíbas têm cabeça oca. Deviam ter aprendido muitas lições com o povo filho da terra e não souberam enxergar, nem ouvir, nem sentir. E sofrerão por isso.
Dia virá em que ficarão com sede, muita sede, e não terão água pra beber: os rios e lagoas e vales e regatos e até a água da chuva estarão sujos e pobres. E chorarão. E continuarão com sede porque a água do choro é salgada e amarga...
O tempo da fome também virá. E a terra estará seca, o chão duro. As sementes do milho e a mandioca não mais nascerão verdes, alimentando a esperança de quarups ao redor do fogo com muita comida e bebida. A caça e peixe também terão fugido ou morrido. E a fome apertará o estômago do caraíba e ele não poderá comer nem sua riqueza, nem sua terra nua e estéril.
Os dias serão sempre mais quentes. E quando o caraíba procurar uma sombra como abrigo, descobrirá que a terra não tem mais árvores.
As noites serão escuras e frias. Sem lua, sem estrelas. E sem fogueiras quentes.
E o caraíba, o homem branco, chorará. E quando acordar de sua imensa estupidez será tarde, muito tarde. Eu, Tamãi, o velho pajé, falei.
(ZOTZ, Werner. Apenas um curumim. Rio de Janeiro: Nórdica, 1982.)


Questão 12

Leia o fragmento, retirado do texto:


“E o caraíba, o homem branco, chorará.”

A expressão em destaque está entre vírgulas para
a) justificar as ações dos caraíbas.
b) destacar quem chorará.
c) indicar a fala do pajé.
d) explicar quem é o caraíba.

Questão 13

Leia:

“Dia virá em que ficarão com sede, muita sede, e não terão água pra beber: os rios e lagoas e vales e regatos e até a água da chuva estarão sujos e pobres. E chorarão. E continuarão com sede porque a água do choro é salgada e amarga...”


Os dois-pontos no trecho acima foram usados para indicar
a) uma opinião.
b) uma enumeração.
c) uma explicação.
d) uma repetição.

Questão 14

Leia o texto:


ENTRE MOSCAS E URUBUS

Treze crianças vivem como bichos na beira da rodovia que liga os municípios de Palmeira e Xéxeu, a cerca de 120 quilômetros de Recife. Comem mangas, melancias e carnes estragadas e bebem restos de leite azedo deixados em sacos plásticos. Dividem o espaço com moscas e urubus. Moram em barracos de papelão e madeira com pais no lixão “chareta” como é conhecida a área. Ali, crianças como Elival Esteves da Silva, 10 anos também trabalha. Ele separa lata, ferro e papel. Vende o quilo do ferro a R$ 0,03, o papel a R$ 0,05 e o plástico a R$ 0,06. “Não dá pra nada, mais é o único jeito de a gente não morrer de fome”, diz o garoto.
Istoé, n.1439, 30/04/1997, p.41

A alternativa que revela uma opinião sobre o fato “Vende o quilo do ferro a R$ 0,03, o papel a R$ 0,05 e o plástico a R$ 0,06” é:
a) “Treze crianças vivem como bichos na beira da rodovia...”
b) “Ele separa lata, ferro e papel.”
c) “Ali, crianças como Elival Esteves da Silva, 10 anos também trabalha”.
d) “Não dá pra nada, mais é o único jeito de a gente não morrer de fome”.


Com base no texto a seguir, responda as questões 15 e 16:


O LEÃO E O RATO

Um leão dormia sossegado, quando foi acordado por um rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou:
– Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar ridícula a ideia, assim resolveu soltá-lo. Pouco tempo depois o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O Rato, ouvindo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: - o senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
(fábula de Esopo)


Questão 15

O fato que gerou/desencadeou a história narrada na fábula acima foi
a) o ataque do leão ao ratinho.
b) a preguiça do leão.
c) o rato ter acordado o leão.
d) o rato ter caído numa armadilha.


Questão 16

De acordo com a fábula, o leão agarrou o rato por que
a) estava com muita fome.
b) foi acordado pelo rato.
c) dormia sossegado.
d) estava amarrado por fortes cordas.


Questão 17

Leia o texto atentamente:


“O BRASIL NÃO É UM PAÍS RACISTA! NOSSO PROBLEMA É ECONÔMICO!”

Conheci um angolano na UFRJ que dizia que sempre sonhou em vir conhecer a democracia racial do Brasil. Que pensava que aqui, onde conseguimos solucionar o problema das raças, ele encontraria também a solução para os problemas raciais de Angola. Desembarcou no Galeão cheio de esperanças e foi almoçar no centro da cidade. Suas esperanças não sobreviveram ao almoço.
No restaurante, todos os clientes eram brancos e todos os garçons eram negros. Acho que só saindo do Brasil e voltando, pra gente conseguir entender como essa cena é insólita.

O texto trata de
a) racismo.
b) economia.
c) imigração.
d) democracia.


Questão 18

Leia o texto e responda a questão a seguir:


 

 

O tema central do texto é
a) economia de energia.
b) consumo de energia.
c) porcentagem em energia.
d) consumo mensal em kWh.


Questão 19

Observe:




Na tirinha acima, o traço de humor e ironia está
a) na fala do rato.
b) na queda do gato do telhado.
c) nos animais que são personagens.
d) na fala do gato.


Questão 20

Leia o texto abaixo:




A finalidade do texto é
a) ensinar como se transformar em uma celebridade.
b) anunciar e consequentemente vender um produto.
c) mostrar que tirando a roupa é mais fácil se tornar uma celebridade.
d) incitar o gosto do leitor em assistir novelas.

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