Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

sábado, 26 de março de 2011

cscarneiro-ativ3-unid1

Tecnologia na minha escola

A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de nossas habilidades para o mundo de hoje, pois ela é indispensável.
A escola, que trabalho, ainda está dando passos lentos na utilização das tecnologias como recurso para facilitar a aprendizagem de nossos alunos. Por, ainda, não estarmos “totalmente” dotados de habilidades necessárias para manusear adequadamente os recursos tecnológicos que temos.
Observa-se que muitos professores, gestores e alunos estão buscando de forma variada adquirir conhecimentos necessários para utilizar os recursos da tecnologia em benefício de sua aprendizagem e do outro. Os professores, coordenadores, orientadores e gestores vêem se capacitando e se habilitando para utilizar essas tecnologias em “suas escolas” de maneira a propiciar aos alunos aprendizagens significativas e prazerosas, tornando assim, o processo de ensino-aprendizagem atrativo e significativo para a comunidade escolar.
Para tal inclusão, usamos a tecnologia da impressora e da máquina de xerox na montagem de pequenos textos e na impressão ou reprodução de provas, sendo que o uso da xerox nos ajuda a diminuir o uso do quadro de giz, principalmente, nas disciplinas que não tem livro didático. A câmera fotográfica digital nos ajuda na hora dos registros de atividades didáticas ou de lazer. Temos, também, o laboratório de informática com internet que é utilizado por alguns professores para dinamizarem suas aulas, e, também, é utilizado pelos alunos para fazerem pesquisas, trabalhos, etc. Este recurso a meu ver é o que está sendo mais usado na escola. A TV e o aparelho de DVD são utilizados, essencialmente, para transmissão de filmes e videos com fins didáticos. O aparelho de som e a caixa amplificada são utilizados para produção e reprodução de arquivos de áudio, como ferramentas de aprendizagem e como suporte para atividades artísticas e de lazer. O data show está sendo usado no auditório para projeção de filmes, videos educativos, reuniões, slides sobre conteúdos das diversas disciplinas, projetos, oficinas e palestras, este está inovando e melhorando a arte de ministrar as aulas. Há, ainda, o retroprojetor que nunca ou quase nunca é usado.
Muitas vezes acabamos por não utilizarmos esses recursos da tecnologia devido à quantidade, pois esta é mínima. Se vamos trabalhar no laboratório, os alunos devem dividir o computador com mais dois ou três colegas, pois a quantidade não é suficiente. Se em uma aula o professor for usar a TV os outros não poderão utilizá-la ao mesmo tempo, pois só tem uma para nove turmas, e assim sucessivamente. Todo e qualquer recurso deve ser agendado com bastante antecedência, muitas vezes isso prejudica o desenvolvimento da aula, pois se o recurso que você escolheu não funcionar ou caso queira mudar de última hora sua estratégia você corre o risco de ficar com as mãos “abanando”.
Percebe-se que as escolas estão sendo convidadas a não serem só reprodutoras do saber, mas sim mediadora deste, acompanhando as mudanças que estão acontecendo continuamente no mundo do conhecimento, fazendo com que os alunos sejam sujeitos ativos, da construção do seu conhecimento, mas nem sempre o “sistema” nos ajuda ou nos dá respaldo para isso acontecer. Pois muitas coisas independem do querer do professor. Sem dúvida, com a ajuda tecnológica é mais fácil criarmos um espaço para a interação de atividades de pesquisa, processos de auto-aprendizagem e auto-avaliação entre nossos alunos. Para tal precisamos de um apoio “tecnológico” maior.
Portanto, temos melhores condições de recuperarmos nossos desafios diante das transformações em que se encontra a sociedade, somadas aos avanços tecnológicos se tivermos apoio, pois poderemos repensar nossas formas convencionais de nos organizarmos, de ensinarmos e de avaliarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.