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segunda-feira, 28 de março de 2011

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Pesquisando sobre trabalho por projeto

O projeto o qual pesquisei é de autoria de Lilian Kelly Caldas, cujo tema é: “Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética”. Este trabalho teve como objetivo estabelecer relações entre diferentes saberes e propor aulas diferentes. Desenvolvendo um estudo em práticas educativas referentes ao trabalho com tipos e gêneros textuais em uma situação de ensino com alunos do ensino médio.
Seu trabalho foi desenvolvido em várias fases, porém só são citadas 3, as quais foram divididas em 4 etapas. Trabalharei, a título de exemplificação, apenas com a 1ª fase:

Ø  1ª Etapa: resgatando e registrando – nesta, solicitou-se aos alunos que respondessem à seguinte pergunta “o que é narração, descrição e dissertação?”. Observou-se que eles não foram capazes de definir cada um dos tipos textuais, apenas levantaram características equivocadas, normalmente difundidas no universo escolar, como, por exemplo: “narração é contar uma história”, “descrição é descrever alguma coisa” e “dissertação não deve ser escrita em primeira pessoa do singular”. Em uma segunda atividade, entregaram-se aos estudantes três trechos que tratavam de um mesmo assunto. Cada um deles era predominantemente formado por um tipo textual diferente (narração, descrição e dissertação). Requereu-se, em seguida, que os alunos os classificassem. Apesar de não serem capazes de definir os tipos textuais, todos os classificaram corretamente.
Os alunos se mostraram capazes de produzirem os textos usualmente trabalhados na escola. Alguns apresentaram problemas de pontuação e concordância, no entanto, todos conseguiram produzir textos coerentes, de acordo com as propostas. Os alunos realizaram a atividade de produção textual de forma automatizada, talvez por estarem habituados a escreverem tais tipos de textos que não se preocuparam com as características de cada um.

Ø  2ª Etapa: problematizando – nesta, questionou-se O que faz um texto ser classificado como narrativo, ou descritivo, ou dissertativo?”, assim, foi solicitado à turma que atentassem para as características presentes em cada texto, podendo eles, assim, constatar a natureza linguística da composição de cada um. O levantamento dos dados e a problematização geraram a necessidade de busca de novas informações capazes de solucionar esta contradição.

Ø  3ª Etapa: sistematizando – nesta, a partir da questão-problema, realizou-se uma discussão acerca das características de cada tipo de texto, a fim de sistematizar os conceitos de narração, de descrição e de dissertação, propôs-se com isso as seguintes atividades: narração - ler e discutir o conto “Preto e Branco” de Fernando Sabino, e, em seguida, responder a questões que levavam à reflexão sobre as características tipológicas de um texto narrativo, descrição - ler e discutir o texto “Circuito fechado” de Ricardo Ramos, além de ouvir e discutir a música “Cotidiano” de Chico Buarque, e, posteriormente, responder a questões que levassem à reflexão sobre as características tipológicas de um texto descritivo, dissertação - ler e discutir o texto “Polícia para quem precisa” de Haquira Osakabe, e, depois, responder a questões que levassem à reflexão sobre as características tipológicas de um texto dissertativo.

Ø  4ª Etapa: produzindo – nesta, foi solicitado aos alunos que expressassem o seu saber sobre o assunto desenvolvido nas fases anteriores. Para isso, foram feitas as seguintes atividades: na narração foi pedido um dos trechos recortados da música “Eduardo e Mônica” do grupo Legião Urbana, que se enquadrava a narração. Na descrição – que elaborassem um texto descrevendo a rotina de um profissional de sua preferência. Na dissertação - foi realizado um debate sobre política e cada aluno defendeu seu ponto de vista em relação aos candidatos (Dilma e José Serra) à presidência da república do Brasil. De um modo geral, os alunos obtiveram sucesso na realização destas atividades.
Observou-se, claramente, que os conteúdos abordados foram:
Ø  Leitura e produção de texto;
Ø  Narração, descrição e dissertação;
Ø  Classificação dos gêneros textuais;
Ø  Características presentes em cada texto;
Ø  Cartum, fábula, relato pessoal, poema, carta ao leitor, música, piada, receita culinária, artigo de jornal, tirinha de histórias em quadrinhos;
Ø  Diferença entre tipo e gênero textual;
Ø  Função social de cada texto, etc.
O número de alunos, de professores, a duração e a tecnologia usado para o desenvolvimento do projeto não foram especificados.
É importante ressaltar que, no desenvolvimento do projeto, houve uma progressão dos alunos na interpretação de texto, posto que eles apresentaram uma leitura mais aprofundada, diferente da que tinham na fase inicial do projeto.
Fonte da pesquisa: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf

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