Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

domingo, 15 de maio de 2011

cscarneiro-ativ3-unid3

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

1. Autoras:
Ø  Célia Sousa Carneiro
Ø  Gilvana Holanda da Silva
Ø  Maria Jandaira da Silva Pereira


2. Estrutura curricular:

2.1 Modalidade/Nível de ensino:
Ø  Ensino Fundamental final – 7º Ano C


2.2 Componentes curriculares:
Ø  Língua Portuguesa;
Ø  Língua Inglesa;
Ø  Artes.


3. Tema: Brincando e aprendendo com histórias em quadrinho.


4. Dados da aula:

4.1 O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Ø  Usar os recursos tecnológicos nas disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, adquirindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma lúdica e dinâmica;
Ø  Utilizar ferramentas do site que são comuns a outros solfwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para traz, alterar tamanho da figura, baixar imagem de arquivo, digitar texto...;
Ø  Desenvolver habilidades de produção textual e de pesquisa junto com colegas, atribuindo sentido às palavras em um processo de interação entre os sujeitos;
Ø  Composição do gênero histórias em quadrinho;
Ø  Interpretar narrativas em quadrinhos;
Ø  Utilizar diferentes recursos gráficos e visuais para a composição de uma narrativa em quadrinhos;
Ø  Compreender as diferenças entre Cartum, Charge e histórias em quadrinho;
Ø  Ler e escrever histórias em quadrinho com suportes audiovisuais e estratégias de leitura diversificadas;
Ø  Aprender a elaborar uma história em quadrinho virtual;
Ø  Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Ø  Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software.


4.2 Duração das atividades:
Ø  07 aulas de 1h30min cada.


4.3 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Ø  Como utilizar os softwares;
Ø  História, estrutura e definição do gênero de uma história em quadrinho;
Ø  Distinção e modelo dos vários tipos de balões, como: da fala, do pensamento, do grito e de outras linguagens;
Ø  Os objetivos de uma história em quadrinho em um processo de interação entre os sujeitos;
Ø  Utilização da internet como meio de comunicação e de divulgação.

5. Estratégias e recursos da aula:

Ø  1ª Aula:
Após aula expositiva, sobre o gênero em estudo, colocar os alunos em círculo e entregar uma pergunta a cada participante sobre a história e a estrutura das HQs.
Os jogadores deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na sequência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a resposta correta para que a turma tome conhecimento. A atividade seguirá até que todas as perguntas e respostas sejam socializadas.
Pedir aos alunos que tragam, de suas casas, gibis.



Ø  2ª Aula: 
A professora solicitará a alguns alunos que leiam, em voz alta, uma pequena história de um dos gibis para que seja caracterizada a linguagem utilizada nos mesmos.
Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa, no laboratório de informática, sobre as histórias em quadrinho mais lidas por alunos. Os alunos deverão ler pelo menos uma destas.
Retornar para sala de aula e solicitar a alguns alunos que relatem, resumidamente, o que leram em cada história.

Ø  3ª Aula:
O professor levará para a classe um livro, um jornal e um folheto e pedirá aos alunos que levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que diferem dos demais gêneros textuais apresentados.


Ø  4ª Aula:
Mergulho na narrativa: montagem de esquema, em duplas, apresentando os momentos e elementos dos quadrinhos em estudo, através das histórias, gibis, que cada aluno trouxe para sala de aula.

Ø  5ª Aula:
Retornar ao laboratório de informática, com os alunos, para pesquisar sites e videos que abordem a temática em estudo. Em seguida montar um painel com uma diversidade de gêneros textuais que reportem a temática em análise: notícias, charges, reportagens, artigos, tiras, cartuns, piadas, contos, fábulas e outros.
Disponibilizar revistas e jornais aos alunos.

Ø  6ª aula:
Elaboração de um gibi virtual – cada dupla, formada na quarta aula, com base nas pesquisas realizadas e nas leituras dos textos feita dentro e fora da sala de aula, deverão desenhar imagens no Paint ou colar nesse programa imagens copiadas de algum site da internet, para ilustração de suas histórias.
Os alunos deverão usar o software de apresentação Power Point para montar cada quadro, sequência de seu trabalho.
A capa do gibi virtual deverá ser produzida, também, no Power Point utilizando o WordArt como ferramenta para essa construção. Nesse momento, os alunos deverão usar a criatividade e acrescentar pano de fundo, ilustrações e animações.
No momento da escrita das legendas serão utilizadas as caixinhas de texto que se localizam na barra de ferramentas (desenho) e na criação dos balões serão usados os recursos da autoformas (barra de desenhos).

Ø  7ª Aula:
Revisão e reescrita das HQs produzidas.
Postar, o resultado desta atividade, no blog da escola, no blog das cursistas e em outros meios de divulgação.

6. Recursos complementares:
Ø  Histórias em quadrinhos variadas;
Ø  Computadores com acesso a internet;
Ø  Data show;
Ø  Jornais e revistas;
Ø  Programa de criação de desenho digital (Paint);
Ø  Programa de apresentação (Power Point);
Ø  DVD com TV;
Ø  Câmera digital;
Ø  Aparelho de som e Xerox.


7. Avaliação:
A Avaliação será contínua durante todo o processo de produção do trabalho com as histórias em quadrinhos, observando:
Ø  A atuação dos alunos nas pesquisas e nas atividades de leitura propostas;
Ø  A participação e Interação dos alunos nas produções textuais realizadas;
Ø  A desenvoltura dos alunos na utilização dos recursos linguísticos e tecnológicos, bem como a temática solicitada na produção das HQs.


8. Referências bibliográficas e Webliografia


www.youtube.com/watch?v=J2_NCChLCaY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.