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domingo, 8 de maio de 2011

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“Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo”

Após leitura de vários artigos e textos que falam sobre o uso das TICs em sala de aula, percebi uma preocupação dos especialistas para que não haja uma desarticulação do currículo e que a maioria deles acredita que da soma da tecnologia e do currículo nascem oportunidades de ensino.
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e que propõe um plano de ação adequado para se conseguir determinado objetivo proposto.
Através do currículo podemos selecionar aquilo que é possível ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o quê, como e quando ensinar, e como e quando avaliar e é definido pelo conjunto de saberes produzidos na escola.
O currículo é determinado pelo contexto e nele adquire diferentes sentidos conforme seus diversos protagonistas.
No texto (Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo) das pesquisadoras Maria Elizabeth Bianconcini e Maria Elisabette Brisola, percebe-se que há uma preocupação em integrar tecnologia e desenvolvimento curricular, pois, segundo elas, ainda há uma desarticulação entre si, motivo esse que dificulta o enfoque globalizante na análise de desafios e problemas. Ainda assim, não dar para negar as potencialidades do uso educativo com tecnologias, e que este uso traz muitas contribuições significativas à aprendizagem quando acontecem integrados a um projeto curricular. E que neste, deva estar claro sua intencionalidade pedagógica voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar e de aprender com essas tecnologias.
Ainda, segundo as autoras citadas só devemos levar a “tecnologia” para a sala de aula se esta estiver a serviço dos conteúdos. Ou seja, as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica.
O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal, sabendo, também, utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados.
Quanto ao desenvolvimento de projetos é importante partir de uma perspectiva construtivista, criando projetos onde o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem e que o alunado possa participar do processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento.
Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recurso é preciso que se invista na formação de professores, uma vez que a tecnologia aliada à educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.


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