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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Brincando e aprendendo

Sequência didática – “Histórias em quadrinhos”
Neste segundo planejamento, selecionamos o gênero histórias em quadrinhos, por este fazer parte do conteúdo/planejamento da 6ª série.
Antes de iniciarmos nossas atividades será ministrada uma aula expositiva sobre o gênero em questão, para que os alunos possam sentir-se “seguros” no momento de suas produções. Para isso, será levando em conta alguns pontos como:
Ø      A história, estrutura e definição do gênero de uma história em quadrinho;
Ø      A distinção dos vários tipos de balões existentes dentro de uma HQ (da fala, do pensamento, do grito e de outras linguagens);
Ø      Os objetivos de uma história em quadrinho no processo de interação entre os sujeitos;
Ø      Utilização da internet como meio de comunicação e de divulgação.
Todos os alunos realizarão a produção inicial e final, sendo esta em trio e àquela individual, ambas serão de forma escrita e com tema livre.
A produção inicial será socializada apenas em sala de aula. Já a final será divulgada em exposição na escola no horário do intervalo e postada no blog da escola.

Com as aulas a seguir os alunos poderão aprender:
Ø      A usarem os recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa de forma lúdica e dinâmica. Desenvolvendo habilidades de produção textual e de pesquisa junto com colegas, atribuindo sentido às palavras em um processo de interação;
Ø      Interpretar narrativas em quadrinhos;
Ø      Utilizar diferentes recursos gráficos e visuais para a composição de uma narrativa em quadrinhos;
Ø      Compreender as diferenças entre Cartum, Charge e histórias em quadrinho;
Ø      Ler e escrever histórias em quadrinho com suportes audiovisuais e estratégias de leitura diversificadas;
Ø      Aprender a elaborar uma história em quadrinho virtual;
Ø      Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento de sua criatividade;
Ø      Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software.

1º Módulo: Construindo o conhecimento brincando (2 aulas)
Ø      Após aula expositiva, sobre o gênero em estudo, colocar os alunos em círculo e entregar uma pergunta a cada participante sobre a história e a estrutura das HQs;
Ø      Os jogadores deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na sequência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a resposta correta para que a turma tome conhecimento;
Ø      A atividade seguirá até que todas as perguntas e respostas sejam socializadas;
Ø      Pedir aos alunos que tragam, de suas casas, gibis.

2º Módulo: Pesquisando e aprendendo (3 aulas)
Ø      A professora solicitará a alguns alunos que leiam, em voz alta, uma das histórias dos gibis, que eles trouxeram, para que seja caracterizada a linguagem utilizada nos mesmos;
Ø      Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa, no laboratório de informática, sobre algumas histórias em quadrinhos com seus respectivos quadrinistas. Os alunos deverão ler pelo menos uma destas;
Ø      Retornar para sala de aula e solicitar a alguns alunos que relatem, resumidamente, o que leram em cada história.

3º Módulo: Comparando alguns gêneros textuais e explorando as HQs (2 aulas)
Ø      A professora levará para a classe um livro, um jornal e um folheto e pedirá aos alunos que levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que diferem dos demais gêneros textuais apresentados;
Ø      Mergulho na narrativa: montagem de esquema, em duplas, apresentando os momentos e elementos dos quadrinhos em estudo, através das histórias, gibis, que cada aluno trouxe para sala de aula.

4º Módulo: Ampliando o conhecimento (3 aulas)
Ø      Retornar ao laboratório de informática, com os alunos, para pesquisar sites e videos que abordem a temática em estudo. Em seguida montar um painel com uma diversidade de gêneros textuais que reportem a temática em análise: notícias, charges, reportagens, artigos, tiras, cartuns, piadas, contos, fábulas e outros;
Ø      Disponibilizar revistas e jornais aos alunos.

5º Módulo: Produzindo através dos conhecimentos adquiridos (4 aulas)
Ø      Elaborar HQ virtual (em trio), com base nas pesquisas realizadas e nas leituras dos textos feita dentro e fora da sala de aula. Os alunos deverão desenhar imagens no Paint ou colar nesse programa imagens copiadas de algum site da internet para ilustração de suas histórias;
Ø      Os alunos deverão usar o software de apresentação Power Point para montar cada quadro, sequência de seu trabalho;
Ø      A capa das HQs virtual deverá ser produzida, também, no Power Point utilizando o WordArt como ferramenta para essa construção. Nesse momento, os alunos deverão usar a criatividade e acrescentar pano de fundo, ilustrações, animações, etc.;
Ø      No momento da escrita, para utilização das legendas, serão utilizadas as caixinhas de texto que se localizam na barra de ferramentas (desenho) e na criação dos balões serão usados os recursos da autoformas (barra de desenhos).

Obs.: Caso não seja possível fazer as HQs no programa mencionado, acima, os alunos poderão fazê-las manualmente ou usar a “Máquina de quadrinhos” virtual da “Turma da Mônica”, encontrada no endereço das referências webliográficas.

6º Módulo: Revisando e socializando (4 aulas)
Ø      Revisão e reescrita das HQs produzidas, analisando os seguintes aspectos:
*      O cenário está de acordo com o tempo e o espaço da ação do texto?
*      Os balões estão dispostos de modo que o leitor identifique quem é o personagem que fala?
*      Foram usados corretamente onomatopéias e outros recursos de expressão?
*      As palavras e expressões usadas estão grafadas de modo correto?
*      Há sequência e lógica no texto da HQ e o número de quadrinhos foi suficiente para o entendimento da história?
Ø      Postar o resultado desta atividade no blog da escola e em outros meios de divulgação.

Serão usados alguns recursos complementares para o desenvolvimento destas atividades, como:
Ø      Histórias em quadrinhos variadas;
Ø      Computadores com acesso a internet;
Ø      Sites indicados na Webliografia;
Ø      Jornais, livros, gibis, revistas, etc.;
Ø      Programa de criação de desenho digital (Paint);
Ø      Programa de apresentação (Power Point).

Avaliação:
Ø      A avaliação será contínua durante o processo de produção das histórias em quadrinhos, observando:
*      A atuação dos alunos nas pesquisas e nas atividades de leitura propostas;
*      A participação e interação dos alunos nas produções textuais realizadas;
*      A desenvoltura dos alunos na utilização dos recursos linguísticos e tecnológicos;
*      A apresentação das características do gênero HQ;
*      Se o tema abordado está claro;
*      Se as ilustrações são criativas e estão dentro do contexto;
*      Se os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente.
Referência bibliográfica
SOUZA, Cássia Garcia de & CAVÉQUIA, Márcia Paganini. Linguagem: criação e interação – 7º Ano. 6ª edição. São Paulo: Saraiva, 2009.

Webliografia
www.youtube.com/watch?v=J2_NCChLCaY

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