Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Planejamento

Trabalhando com sequência didática – “gênero conto”
O gênero selecionado foi o conto, pois além de fazer parte das sugestões de conteúdos para a 8ª série é, geralmente, um texto mais curto e de rápida leitura. Além disso, bons contos costumam prender o leitor logo no primeiro parágrafo, coisa extremamente importante para alunos do ensino fundamental que costumam ter uma imagem negativa da leitura como sendo “chata”. Após essa escolha, será ministrada uma aula expositiva sobre o gênero em questão, para que os alunos consigam se situarem/guiarem-se no momento de suas produções.
A construção/produção dos contos será realizada de forma aleatória, temas livres. Todos os alunos realizarão a produção inicial, esta será feita em equipe e de forma oral, e a final será feita de forma individual e escrita.
As produções iniciais serão socializadas apenas em sala de aula. Até porque seu objetivo é apenas de verificação, ou seja, verificar o que o alunado já consegue dispor nesse primeiro momento. Já a final, será apresentada em forma de teatro com fantoche no pátio da escola para as demais turmas.
Serão realizadas algumas atividades que abordarão os seguintes aspectos:
Ø      Fatos narrados/sequência narrativa;
Ø      Personagens;
Ø      Espaço;
Ø      Tempo;
Ø      Narrador...
Dentre esses elementos, iremos nos deter no estudo relativo ao espaço e à descrição dos personagens dentro do gênero, devido ao importante papel que esses elementos ocupam dentro desse tipo de narrativa.
Juntamente com a bibliotecária da escola, a professora fará uma seleção de livros do gênero que será estudado. Esses livros serão oferecidos para a turma, com um comentário sobre o gênero em questão e um pequeno resumo sobre duas ou três obras que o professor julgar interessante. Cada aluno, então, poderá escolher um livro/conto que lhe desperte maior interesse – caso algum aluno não se interesse por nenhum dos selecionados, este poderá escolher outro que mais lhe agrade, desde que seja um conto. É importante, ainda frisar, que essa retirada de livros, feita na biblioteca, seja feita diretamente pelo aluno, pois creio que isso o incentivará na leitura.
Para a construção da produção inicial os alunos terão contato com esses contos pré-selecionados. Após a escolha e a leitura dos contos escolhidos a turma, em equipe, fará uma exposição oral sobre o que leram, levando em conta tudo ou quase tudo estudado/debatido em sala de aula. Depois desse pequeno debate passaremos a desenvolver atividades práticas sobre a teoria dos contos debatidos, para isso, segue-se o seguinte:

1º Módulo: Compreensão, análise e interpretação (6 aulas)
Dentre os contos pré-selecionados escolhi “Metrô” de Edson Gabriel Garcia e “A moça tecelã” de Marina Colasanti, por serem narrativas curtas, chamativas e estarem de acordo com a faixa etária da turma, para trabalharmos as características do conto que fará parte da produção final deste trabalho.
Logo após, será feita a análise dos contos citados, acima, conforme as características:
Ø      Situação inicial;
Ø      Complicação;
Ø      Clímax;
Ø      Desfecho.
Terminada a discussão, será feita a entrega de um resumo teórico sobre o gênero conto, sua história, principais autores e características estruturais. Depois de serem estudadas essas características será feita a compreensão e a interpretação dos dois contos, pelos alunos, de forma escrita, e pela professora, de forma oral, guiada por questões como:
Ø      Caracterização dos narradores;
Ø      Caracterização das personagens quanto suas classificações;
Ø      Foco narrativo;
Ø      Comentário sobre os espaços das narrativas;
Ø      O tempo transcorrido nas narrativas;
Ø      Síntese do enredo dos contos;
Ø      Desfecho dos contos.
Esse módulo será concluído com uma conversa com os alunos sobre o que eles acharam da atividade, e sobre as dificuldades encontradas no decorrer do trabalho, se encontradas.

2º Módulo: Encontrando o tema do texto (4 aulas)
Será feita a recapitulação dos contos debatidos, através de perguntas que tratem de características particulares de cada história, possibilitando aos alunos que as reconheçam. Eles deverão responder a essas questões, a princípio, individualmente, para posterior discussão da temática com o grande grupo, com a mediação da professora. Isso possibilitará que eles aperfeiçoem seus conhecimentos em conjunto.
No momento seguinte a esse pequeno debate, a professora dividirá a turma em pequenos grupos e oferecerá para cada grupo um conto (trazer em torno de dez). Depois de realizada as leituras, cada grupo divulga/expõe seu conto para a turma, procurando sempre enfatizar seu tema.

3º Módulo: Trabalhando com as palavras-chave (4 aulas)
A partir dos títulos dos contos trabalhados no módulo anterior, será solicitado aos alunos que redijam um texto, usando as palavras chaves do texto original, sem copiar trechos e sem reler o texto original.
Esse texto, redigido com base nos títulos dos parágrafos e nas palavras-chave é um esboço do resumo do texto. Essa atividade poderá ser feita coletivamente, e depois, com base em outros textos, os alunos farão outras sínteses de informações.
Ao final desse processo, que é o conjunto de todos os textos produzidos nos módulos, desenvolvem-se as habilidades necessárias à produção final do gênero em estudo.

4º Módulo: Explicitação da aprendizagem conquistada (4 aulas)
            Neste, os alunos terão que por em prática o que aprenderam no decorrer/desenvolvimento das atividades relacionadas aos contos estudados. Para isso, deverão produzir um conto, levando em conta as características do gênero conto, individualmente e com tema livre. A turma selecionará três ou quatro produções a serem postadas no blog da escola.

Avaliação
A avaliação de todas as fases ocorrerá de forma processual e progressiva, de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades, leituras e discussões/debates, além da interação e empenho em seu grupo de trabalho.

Bibliografia
ANDRADE, Carlos Drummond de. [et al].  Nossas palavras. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003
AZEVEDO, Aluísio. [et al].Histórias de humor. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2003
CAMPOS, Paulo Mendes. As eternas coincidências. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003
COLASANTI, Marina. Doze reis e a moça no labirinto do vento. São Paulo: Global Editora, 2000
CUNHA, Leo. [et al]. Meus primeiros contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
GARCIA, Edson Gabriel. Cochichos e sussurros. São Paulo: Atual, 1988
GUIMARÃES, Bernardo. [et al]. Histórias de fantasia e mistério. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2003
LISPECTOR, Clarice. Pequenas descobertas do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003
MACHADO, de Assis. [et al]. Do conto à crônica. São Paulo: Salamandra, 2003
PELLEGRINI, Domingos. [et al]. Leituras da vida. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2003
QUEIROZ, Rachel. [et al.]. Meninos, eu conto. Rio de Janeiro: Record, 2002
SCLIAR, Moacyr. [et al]. Pipocas. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003
____________________. Histórias de grandeza e de miséria. Porto Alegre: L&PM, 2003
SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo: Ática, 1997.
VERISSIMO, Érico. O novo Manifesto: antologia de contos. São Paulo: Martins Fontes, 2003
VERISSIMO, Luis Fernando. O santinho. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
_______________________. [et al.]. O peru de natal.  São Paulo: Ática, 2003
WEISZFLOG, Walter (Org.). Olhar de descoberta.  São Paulo: Melhoramentos, 2003

Webliografia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.