Atividade – 1
Observe como a reação do interlocutor é provocada por uma pergunta no seguinte texto publicitário.
1. Que finalidade tem o texto – visual e verbal?
2. Que significado tem a lata de lixo no texto?
3. A que conclusão o texto conduz?
4. Como o leitor poderia se convencer da importância do produto anunciado?
Atividade – 2
Observe as imagens da tira em quadrinhos da turma da Mônica a seguir e procure ordenar a sequência da história.
1. Você percebeu alguns recursos gráficos utilizados pelo desenhista que oferecem ao leitor a ideia de continuidade da tirinha? Quais?
2. A imagem do Cebolinha com a mão no queixo antecipa ao leitor alguma informação da tirinha? Qual?
3. O movimento e a expressão no rosto da Mônica provocam alguma reação no Cebolinha. Justifique essa reação e relacione esse quadrinho com os demais.
4. Quais são as informações dos quadrinhos que permitem ao leitor reconhecer as três cenas como partes de uma mesma história?
Atividade – 3
Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda a seguir e responda:
1. O que a propaganda divulga?
2. Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?
3. O que o texto verbal diz ao leitor?
4. O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio?
5. A qual leitor se dirige o anúncio?
6. Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor?
7. Por que o anúncio pode convencer o leitor?
8. Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio?
Boa Sorte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui seu recadinho/comentário.