Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

domingo, 6 de novembro de 2011

DINÂMICAS

REDAÇÃO EM CORRENTE

Objetivos:
®     Percepção, sintonia, expectativas, interação, criatividade, descontração, sensibilização, comprometimento, avaliação, motivação, conhecimentos teóricos, análise e síntese.


Participantes:
®     Até 20 pessoas.


Recursos:
®     Papel


Tempo:
®     15 minutos.


Instruções:
®     Escrever, em uma folha, uma palavra qualquer para iniciar a corrente da redação (por exemplo: EU, NÓS, SE, TALVEZ, SEI QUE, ESPERO etc.);
®     Cada participante contribui com a redação, colocando uma palavra ou pequena frase que dê continuidade.  Sucessivamente, todos os participantes escrevem;
®     O exercício se encerra após avaliação do que foi escrito.


Variações:
®     Fazer o exercício verbalmente;
®     Direcionar a redação para fixação ou avaliação da retenção de conhecimentos teóricos.



PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Objetivos:
v  Levantamento de expectativas com relação a si e ao evento, auto-reflexão, auto-percepção, sensibilização...


Participantes:
v  15 pessoas

 
Recursos:
v  Fita adesiva colorida (3 cores), papel, canetas, lápis de cor, objetos de uso pessoal (individual).

 
Tempo:
v  60 minutos.

 
Instruções:
v  No chão da sala, o facilitador deve, com as fitas coloridas, colar 3 linhas paralelas (2m comprimento) mantendo um espaço de aproximadamente 2 passos largos entre elas;Os espaços representam, respectivamente, passado, presente e futuro, em relação à vida pessoal, profissional ou outra questão abrangente pertinente;
v  Individualmente e em absoluto silêncio, cada treinando coloca-se em pé dentro do espaço PASSADO e verifica como se sente;
v  Através de desenhos ou com um objeto pessoal, representar esse sentimento e deixá-lo no espaço;
v  O mesmo processo é feito para PRESENTE e FUTURO com o tempo aproximado de 5 minutos para cada espaço;
v  Em grupo aberto cada um traduz em palavras seus sentimentos e o porquê dos desenhos e/ou escolha dos objetos.



CARTA A SI PRÓPRIO

Objetivos:
Ø  Levantamento de expectativas individuais, compromisso consigo próprio, percepção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto-motivação, absorção teórica.

 
Participantes:
Ø  Indiferente.

 
Recursos:
Ø  Envelope, papel, caneta.

 
Tempo:
Ø  20 minutos.

 
Instruções:
Ø  Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu(sua) melhor amigo(a);
Ø  Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias;
Ø  Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa);
Ø  O facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).



TÉCNICA DOS CONES

 Objetivos:
  • Levantamento de expectativas, posição em relação ao grupo / empresa.


Participantes:
  • Indiferente.

 
Recursos:
  • Papel cartão branco (ou quadrado de madeira, cones (industriais) de linha de diversos tamanhos e cores (pode-se usar cubos, triângulos desde que de tamanhos e cores desiguais) e etiquetas adesivas.

 
Tempo:
  • 20 minutos

 
Instruções:
  • Cada participante escolhe um cone que o represente e cola uma etiqueta com seu nome;
  • O facilitador coloca um objeto (de preferência não muito pequeno) com o adesivo “CURSO” colado, no centro do papel cartão que, por sua vez, é colocado no meio da sala;
  •  Ao comando do facilitador, todos os participantes, simultaneamente, "colocam-se" (cones) em relação ao "CURSO";
  • Solicitar que façam breves comentários sobre as posições assumidas;
  • O papel-cartão deve, cuidadosamente, ser colocado em um local neutro da sala, pois o exercício será retomado;
  • Ao término do evento, o papel-cartão é colocado novamente no centro da sala e, ao comando do facilitador os participantes, simultaneamente, podem "rever" sua posição em relação ao "CURSO";
  • Retomar individualmente os posicionamentos e alterações (como se sentiu no começo dos trabalhos e ao final deles).


Variação:
  • Alterar a figura central para EMPRESA, GRUPO, TRABALHO, etc.



CRACHÁ CRIATIVO

 Objetivos:
  • Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si/do outro, identificação, sensibilização, relacionamento interpessoal.


Participantes:
  • Até 15 pessoas.


Recursos:
  • Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, sulfite, fita adesiva.


Tempo:
  • 40 minutos.


Instruções:
  • Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento;
  • Deixar espaço em branco para colocação do nome, porém não escrevê-lo;
  • Após o término, o facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente;
  • Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam;
  • Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porquê acredita ser aquela pessoa;
  • Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término.


Variação:
  • O facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de duração do exercício aumentará).



JOGO DA BOLA

Objetivos:
*      Apresentação, descontração, integração, aquecimento, levantamento de expectativas.


Participantes:
*      Até 15 pessoas.


Recursos:
*      Bola


Tempo:
*      20 minutos


Instruções:
*      Todos os participantes ficam em pé, inclusive o facilitador, formando um círculo;
*      Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um "HOBBY". Iniciando pelo Facilitador, todos se apresentam;
*      Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou ou esquecer algum item da apresentação, recebe um "castigo" imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.).


Variação:
*      Ao invés do apelido ou "hobby", pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.



PENDURANDO NO VARAL

Objetivos:
ü  Integração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão, auto-avaliação, conhecimento de si.


Participantes:
ü  10 pessoas.


Recursos:
ü  Papel, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel.


Tempo:
ü  40 minutos.


Instruções:
ü  Individualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 características próprias. Não deve haver identificação;
ü  "Pendurar" cada papel num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes;
ü  Os participantes observam cada papel, procurando verificar com qual se identifica mais;
ü  Após a escolha dos papéis, solicitar que sentem ao lado da pessoa para formar dupla. Neste momento ocorre a apresentação;
ü  Posteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação;
ü  Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha/identificação com aquelas características.

  

O QUE É VOCÊ?

Objetivos:
Ü  Apresentação, identificação, levantamento de expectativas, análise / analogias, reflexão, avaliação e comunicação.


Participantes:
Ü  10 pessoas.


Recursos:
Ü  Objetos pessoais, objetos de escritório, sucata.


Tempo:
Ü  30 minutos.


Instruções:
Ü  Colocar vários objetos dos participantes no chão da sala de modo que todos possam ver (brincos, relógio, pulseira, anel, caneta, etc.);
Ü  O grupo, sentado em círculo, observa os objetos e, ao comando do Facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada;
Ü  Um a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa;
Ü  O que sou eu? Quais minhas características?
Ü  Quais minhas características?
Ü  Quais são meus sonhos?
Ü  Quais são minhas expectativas?
Ü  O que eu pretendo no evento?


PELAS FIGURAS

Objetivos:
*     Integração, apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si, reflexão, comunicação, conhecimento de si.


Participantes:
*     10 pessoas.


Recursos:
*     Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido.


Tempo:
*     50 minutos.


Instruções:
*     Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos;
*     Espalhar figuras pelo chão (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica;
*     Importante, nesta técnica, ter disponível muito maior número de figuras do que de participantes, para que fiquem à vontade na escolha;
*     Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela.


Variação:
*     Pode-se eliminar a fase de reflexão individual.

  

MURAL DIVERTIDO

Objetivos:
¨       Aprofundar conhecimentos, avaliar assimilação do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção e integração.


Participantes:
¨       20 pessoas


Recursos:
¨       Cartolina, canetas coloridas, canetas piloto, jornais, revistas, figuras diversas, tesouras, cola, papel crepom, cola colorida.


Tempo:
¨       40 minutos (1º momento) e 60 (2º momento).


Instruções:

1º Momento:
¨       Dividir os participantes em grupos compostos por 4 ou 5 pessoas após o estudo prévio de um determinado tema por meio de texto ou explanação;
¨       A tarefa de cada grupo é elaborar um mural utilizando materiais diversos, através do qual os componentes expressam o entendimento obtido sobre o tema em questão.


2º Momento:
¨       Após a construção dos murais, os trabalhos devem ser expostos e comentados por todos, buscando o enriquecimento e a troca de experiências, discutir: as dificuldades para execução da tarefa; Compreensão dos outros trabalhos; Impressões obtidas...;
¨       O facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.


Variação:
¨       O número de participantes é flexível. Esta dinâmica pode ser aplicada após uma exposição verbal, assuntos discutidos em uma reunião, ou leitura de um ou mais textos em sala de aula, neste caso, cada grupo se encarrega de abordar um assunto.



LOCOMOTIVA HUMANA

Objetivo:
§      Atenção, percepção, memória, integração.


Participantes:
§      20 pessoas


Recursos:
§      Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som.


Tempo:
§      30 minutos


Instruções:
§      As pessoas caminham pela sala durante aproximadamente 5 minutos relembrando o nome dos demais participantes e observando uma qualidade presente em cada um deles;
§      O facilitador coloca uma fita com diversos trechos de músicas;
§      Um dos participantes inicia a dinâmica identificado como locomotiva e sai pela sala dizendo o nome e a qualidade de uma das pessoas do grupo, no ritmo da música;
§      Aquele que foi chamado prende-se à cintura da locomotiva e chama outro participante, destacando sua qualidade (sem sair do ritmo da música que estiver tocando no momento);
§      Este processo deve ser repetido até que o trem esteja formado por todos os integrantes do grupo.


Variação:
§      Após todos os participantes terem formado o trem, pode-se fazer o processo inverso, a fim de ampliar a dinâmica: antes de cada um se sentar deve pronunciar o nome e a qualidade daquele que está a sua frente até que se chegue à locomotiva.


Um comentário:

Registre aqui seu recadinho/comentário.